Semana do Meio Ambiente do Ecos focará na logística reversa

27/05/2019 09h07 | Atualizado em: 27/05/2019 09h10

Quem não tem um lixo eletrônico em casa ou no seu ambiente de trabalho nos dias de hoje? Se você faz parte dessa quase totalidade de pessoas que acabam deixando pelos cantos aparelhos eletroeletrônicos, pilhas, baterias, entre outros, está chegando a hora de fazer o descarte certo desse material. O Programa Ecos do Sesc Tocantins realizará a Semana do Meio Ambiente entre os dias 03 e 07 de junho em horário comercial no Centro de Atividades de Palmas, que fica na 502 Norte, com foco na Logística Reversa, ou seja, a realização da coleta desse tipo de lixo e o seu encaminhamento ao setor empresarial para reaproveitamento. Informações pelo telefone (63) 3212-9968.

Durante a Semana do Meio Ambiente, qualquer pessoa poderá levar seu(s) aparelho(s) eletroeletrônico(s) e entregar para a equipe do Ecos, no corredor do Centro de Atividades da 502 Norte, em frente à Coordenação de Turismo Social do Sesc. Itens como aparelhos de som, telefones, celulares, computadores, notebooks, entre outros, que não são mais utilizados em casa ou no serviço, mesmo funcionando, poderão ser descartados. Além de pilhas e baterias. A ação é aberta a todo o público palmense.

O Programa Ecos possui 13 colaboradores do Sesc como gestores e tem a coordenação de Fátima Miranda. “No ano de 2018 fizemos a campanha da logística reversa entre 04 e 08 de junho, quando foi arrecadado o total de 651 eletrodomésticos”, destaca a coordenadora do Programa.

Logística Reversa
A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhado pelo ciclo de vida dos produtos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.” (Fonte: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-reversa).

Programa Ecos
O Ecos – Programa de Sustentabilidade CNC-Sesc-Senac foi lançado em 2010, por iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, e tem como missão planejar, propor, executar e apoiar ações que levem à prática colaborativa, ou seja, entre setores, da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas nos âmbitos da CNC, das Federações e dos Departamentos Nacionais e Regionais do Sesc e do Senac, com os objetivos de conscientizar os funcionários, minimizar os impactos socioambientais e otimizar os recursos das instituições.

Ecos no Tocantins
O Ecos foi implantado no Tocantins em fevereiro de 2014. Desde então, promove regularmente várias atividades internas para melhorar a relação dos colaboradores para com o meio ambiente. O Programa tem como meta o planejamento de ações para reduzir impactos ambientais e contribuir com boas práticas sustentáveis, seja no trabalho, em casa ou na cidade. No Estado, o Programa está sendo aplicado na Sede da Fecomércio/Sesc na 301 Norte e no Centro de Atividades Sesc Palmas, da 502 Norte.

Serviço
Sesc Tocantins – Institucional

Ação: Programa Ecos realizará Semana do Meio Ambiente
Tema: Logística Reversa
Data: de 03 a 07 de junho
Local: corredor principal do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)
Participação: gratuita
Informações: (63) 3212-9968

Imagem disponível para download em: https://bit.ly/2K2kgQe

www.sescto.com.br
Twitter: @sescto
Facebook: www.facebook.com/sescto
Instagram: @sesctocantins
Youtube: SESCTO

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)
Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.
Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein
Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.