Sesc Tocantins orienta como obter a carteira de comerciário

16/01/2017 14h13 | Atualizado em: 16/01/2017 14h14

Início de ano geralmente significa mudanças e novos desafios para grande parte da população. Pensando nisso, e no sentido de facilitar a vida dos empregados do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, o Sesc Tocantins começa 2017 orientando acerca de quem pode e como proceder para obter a carteira de serviços sesquianos. A carteira é válida em todo o território nacional e tem a validade de 01 ano.

Benefícios
Entre os benefícios do portador da carteira do Sesc estão o acesso a qualquer unidade do Sesc em todo o Território Nacional e descontos de até 50% em escolas Sesc, teatros, cinemas, hotéis, atividades esportivas, culturais e muito mais. Isso sem contar o acesso a vários serviços gratuitos.

Quem pode obter a carteira do Sesc?
Todo aquele que trabalha registrado em uma empresa do comércio de bens, serviços ou turismo no estado. Os empregados de entidades sindicais do comércio. O trabalhador aposentado em empresa do comércio de bens ou serviços. Desempregado, quando nesta condição se encontrar a menos de 12 meses, a contar da data da rescisão do seu contrato de trabalho de uma empresa do comércio de bens, serviços ou turismo. E o licenciado, quando afastado para tratamento de saúde ou prestação de serviço militar.

Trabalhadores do comércio atacadista; comércio varejista, como supermer-cados, farmácias, casas lotéricas, lojas, entre outros; turismo e hospitalidade, como hotéis, pousadas, agências de turismo e restaurantes; empresas de difusão artística e cultural, como museus, cinemas, teatros, bibliotecas; estabelecimentos de cultura física, a exemplo de academias e clubes recreativos; estabelecimentos hospitalares e postos de Saúde, como hospitais, laboratórios, clínicas médicas e odontológicas; jornalismo e publicidade , como jornais, emissoras de rádio e TV, empresas de produção artística e produções outras; sindicatos, para empregados de entidades sindicais do comércio de bens, serviços e turismo; prestadores de serviços, tais como: vigilantes, serviços de limpeza; serviços de administração e conservação de edifícios; instituições religiosas; escritórios de contabilidade; e escritórios de advocacia.

Quem pode ser dependente?
Cônjuge ou companheiro(a); filhos e enteados menores de 21 anos ou até 24 anos, no caso de estudantes; pais, padrastos e madrastas; filhos, irmãos e enteados inválidos, de qualquer idade; menores sob guarda; viúvo(a) (pensionista).

Documentos necessários
Para obter ou renovar a carteira do Sesc o interessado(a) deverá procurar a Central de Atendimento de uma de nossas Unidades com a seguinte documentação: Titular – RG; CPF (a partir de 14 anos é obrigatória a apresentação do CPF; comprovante de endereço com CEP; foto 3X4 recente; último contracheque; carteira profissional atualizada; Guia atualizada da Previdência Social (GPS) da empresa; Guia atualizada de Recolhimento do FGTS (GRF) da empresa e comprovante de pagamento da mesma. Lembrando que os documentos pessoais deverão ser originais ou cópias autenticadas.

No caso de dependentes, são exigidos: registro de nascimento; RG e CPF; foto 3x4; comprovante de endereço; comprovante de matrícula em curso de nível superior, para dependentes acima de 21 anos ou até 24 anos (exclusivamente para o caso de estudantes).

Como agendar uma visita do Sesc à sua empresa
O empresário do setor do comércio de bens, serviços e turismo pode marcar uma visita do Sesc entrando em contato com a Coordenadoria de Relacionamento com o Mercado do Sesc, em Palmas, na Avenida Teotônio Segurado, 301 Norte. A equipe do Sesc fará o cadastro dos funcionários e a carteira deverá ser retirada gratuitamente na Central de Atendimento, situada no Centro de Atividades da 502 Norte.

Usuário
Além da categoria de comerciário (titular e dependente), existe a categoria de usuário. O diferencial é que quem a porta não tem os descontos e nem o acesso aos serviços gratuitos do Sesc. Para essa categoria, a obtenção da carteira necessita de apresentação de RG; CPF; 1 foto 3x4 recente; comprovante de endereço; e o pagamento de uma taxa de R$ 5,00.

Mais informações sobre como ter acesso à primeira carteira ou renovação da mesma, podem ser obtidas na Coordenadoria de Relacionamento com o Mercado do Sesc, na Avenida Teotônio Segurado, 301 Norte ou na Central de Atendimento do Centro de Atividades, na 502 Norte, em Palmas, ou pelos telefones 3219-9147, 3219-9152 ou (63) 3212-9900.

Serviço
Sesc Tocantins – Orientações sobre obtenção da carteira

Onde tirar: Coordenadoria de Relação com o Mercado, 301 Norte – (63) 3219-9147|9152; Centro de Atividades Sesc Palmas, 502 Norte – (63) 3212-9900; Centro Educacional Sesc Araguaína, bairro Senador – 3321-9101; Unidade Operacional Sesc Gurupi, setor Engº Waldir Lins – 3301-2100; Unidade Sesc Paraíso do Tocantins, Jardim Paulista – 3602-4793; e Unidade Sesc Porto Nacional, setor Novo Planalto – 3363-6218

Informações: (63) 3219-9147 | 3219-9152 | 3212-9900

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(Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc/TO)
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