Centro de Atividades Palmas

CineSesc -Mostra Música Brasileira - "3 Obás de Xangô" (2025) - Gurupi, Palmas e Araguaína

Evento: 10/09/2026 às 19h30
Inscrições ainda não abertas Abertura: Das 19h30 às 21h30 do dia 10/09/2026
Descrição
Neste mês teremos quatro obras Documentários sobre grandes personalidades brasileiras e sobre um movimento muito rico da amazônia.

Os filmes “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”, “Milton Bituca”, “3 Obás de Xangô” e “Amazônia Groove” compõem um percurso audiovisual pela potência da música brasileira como expressão política, espiritual e afetiva de um país múltiplo. Mais do que retratos biográficos ou registros musicais, as obras reunidas nesta mostra revelam diferentes modos de existir, criar e resistir através do som, da palavra e da memória coletiva.
Entre o subúrbio carioca, as montanhas de Minas Gerais e os rios da Amazônia, os filmes desenham uma cartografia sensível do Brasil profundo — um Brasil marcado pela herança africana, pelas culturas populares, pelas espiritualidades de matriz afro-indígena e pela invenção permanente de linguagens musicais. Em comum, os documentários compartilham o gesto de escuta: escuta dos artistas, dos territórios, das comunidades e das histórias frequentemente silenciadas pelas narrativas oficiais.
Em “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”, a trajetória singular de Luiz Melodia emerge como símbolo de liberdade estética e força poética. Sua voz atravessa fronteiras de gênero musical e identidade social, afirmando uma arte radicalmente brasileira, urbana e negra. Já “Milton Bituca” acompanha a dimensão humana e transcendental de Milton Nascimento, cuja obra se tornou uma das expressões mais profundas de afeto, exílio, amizade e pertencimento na música popular brasileira.
“3 Obás de Xangô” aproxima música e ancestralidade ao celebrar a amizade e a produção cultural de Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé — três grandes intérpretes da Bahia e de suas matrizes afro-brasileiras. O filme evidencia como arte, religiosidade e identidade se entrelaçam na construção de um imaginário brasileiro profundamente conectado ao candomblé, à oralidade e à memória ancestral.
Por sua vez, “Amazônia Groove” desloca o olhar para o Norte do país, revelando a riqueza sonora amazônica e suas conexões entre tradição e contemporaneidade. O documentário evidencia a floresta como território vivo de criação cultural, onde ritmos, narrativas e modos de vida resistem às violências históricas e às disputas sobre o território amazônico.
Reunidos, os quatro filmes propõem uma travessia por diferentes Brasis musicais, conectados pela dimensão da arte como força de permanência, reinvenção e encontro. Em tempos de apagamentos culturais e disputas de memória, esta seleção reafirma o cinema documental como espaço de preservação sensível das vozes que cantam, narram e reinventam o país.
Direção: Sergio Machado
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: O documentário retrata a amizade incondicional entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, os maiores responsáveis pela criação de um imaginário de baianidade que persiste até hoje. Os três defendiam que a força de suas obras residia em documentar o que viam nas ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres, a onipresença do mar. Os livros de Jorge, as canções de Caymmi e as pinturas e esculturas de Carybé consolidaram um modo de estar no mundo dos baianos e influenciaram as gerações de artistas que vieram depois.

14 Não recomendado para menores de 14 anos

Valores

Trabalhador do Comércio Grátis
Público Geral Grátis
Vagas Ilimitadas

Compartilhar

WhatsApp