Exposição Corpo Território por Cadu Pereira

Imagem da programação A partir das 18h de 05/02/2026 até as 21h do dia 25/03/2026
Descrição

A “Corpo‑Território” investiga como o corpo negro resiste, sente e enfrenta as violências ambientais que atravessam o Brasil. A partir da Ilha de Maré (Salvador‑BA), o artista visual Cadu Pereira revela um território repleto de ancestralidade e espiritualidade, mas também marcado por contaminação, degradação e exclusão social — expressões diretas do racismo ambiental.

Nas fotografias, o corpo deixa de ser apenas forma: torna‑se memória, ferida, sagrado e resistência. Cada imagem recusa leituras exotizantes e afirma a dignidade das comunidades negras ribeirinhas, colocando corpo e território como campos de disputa, mas também de sobrevivência.

 Cadu Pereira diz: “As imagens emergem das marés, dos mangues e das margens insulares. Corpo e território se confundem como gesto de denúncia e reverência às comunidades negras ribeirinhas — corpos que persistem, territórios que respiram, mesmo sob contaminação e injustiça.”

A exposição convida o público a refletir sobre urgências ambientais e raciais que moldam o nosso presente.

Entre marés e margens, “Corpo‑Território” afirma: que apesar dos problemas enfrentados, corpos e territórios seguem sagrados.

Agendamentos de visitas mediadas e informações: WhatsApp: 63 3212 9922


Livre
Trabalhador do Comércio:
Grátis
Público Geral:
Grátis
Vagas:
Ilimitada