Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Música, documentário e diálogo estão na pauta do Sesc Cultura ON dia 18

Publicado por: RENATO KLEIN em 17/11/2020 às 18:18:00

Para quem curte cultura, a programação Sesc Cultura ON do dia 18 está recheada de atrações. Às 19h tem a exibição do documentário “Sou do Barro” de Esdras Campos. Já às 20h tem a apresentação musical “Cincoversos Tocantino” com Dorivã, e às 21h tem o bate papo “Entrevista com dois grandes literatos tocantinenses” com Tião Pinheiro e Odir Rocha. Todas as ações do projeto Sesc Cultura ON acontecem na página oficial do Sesc Tocantins no Youtube www.youtube.com/sescto. Informações pelo e-mail cultura@sescto.com.br ou pelo telefone (63) 3212-9954.

 

Sou do Barro – 19h

As manifestações culturais e tradições do povo tocantinense são fortemente representadas através da música, que traz à tona um legado de histórias, vivências, pertencimentos e originalidade. A riqueza dos ritmos e danças genuinamente tocantinenses é uma herança sensível e delicada que precisa ser preservada e disseminada. Os ritmos e danças como a Catira, Sússia, Tambor, Congo e Roda têm no Tocantins peculiaridades e contornos únicos desde a construção dos instrumentos essencialmente o tambor de barro.

 

Os instrumentos de percussão são construídos da mesma maneira como a milhares de anos atrás, usando apenas os recursos materiais presentes na natureza, formas únicas de expressão e utilização que enriquecem as manifestações populares a identidade e a matriz cultural aqui no Tocantins.

 

A importância da transmissão desse conhecimento como patrimônio imaterial do povo e suas tradições será de vital importância para novas gerações e a formação da identidade cultural que será apresentada nesse documentário.

 

Marcio Bello dos Santos é um dos principais representantes da cultura dos Tambores no Tocantins, reconhecido e respeitado internacionalmente pelo trabalho de musicalização e inclusão social através do grupo Tambores do Tocantins, irá compartilhar seu saber através de vídeo. O documentário tem 5m45s e a classificação é livre.

 

Cincoversos Tocantinos – 20h

O projeto “Cincoversos Tocantinos” é uma proposta selecionada que traz cinco canções autorais do cantor e compositor Dorivã em parceria com poetas tocantinenses: Tremor com Tião Pinheiro; João Bacaba com Ronaldo Teixeira e Paulo Aires; Brinde também com Tião Pinheiro; Luar de Prata ainda com Ronaldo Teixeira e Samba de Caboclo com Gilson Cavalcante. A apresentação tem a duração de 21m e a classificação é livre.

 

Entrevista com dois grandes literatos tocantinenses- Tião Pinheiro e Odir Rocha – 21h

A atriz Bell Gama entrevistará os grandes poetas tocantinenses: Tião Pinheiro e Odir Rocha. Um bate-papo literário leve e repleto de poesia, história e muita diversão, como forma de homenagear a carreira literária desses grandes escritores tão importantes para a literatura tocantinense.

 

Esse trabalho é um recorte do projeto “Cena Protagonista”, criado no início da pandemia pela Cia Cenaberta de Teatro. O foco do projeto é conhecer e reconhecer pessoas que, de algum modo, contribuem significativamente para a sociedade como um todo. Seja nas artes, na política e nas mais diversas áreas, ou seja, pessoas Protagonistas. O bate papo terá a duração de 1h15 e a classificação é livre.


O programa produzido e apresentado pela atriz Bell Gama, nasceu a partir de outro projeto, chamado Cena Poética, que desde o início do período da pandemia causada pelo COVID-19, momento em que as atividades artísticas quase que totalmente paralisaram, levou ao ar, nas quintas-feiras, poesias declamadas pelos integrantes da Cia. Cenaberta e amigos.

 

O programa de entrevistas, assim, veio como consequência, pela necessidade de saber mais sobre os autores, suas obras e vida e, a partir daí, outros protagonistas da nossa sociedade emergiram e o programa cresceu.

 

A primeira entrevista foi com a Professora de Literatura da UFT -  Glória Azevedo, em 18 de junho de 2020, com foco nas nossas escritoras contemporâneas, mulheres e negras, fazendo uma leitura entre política, resistência, racismo, violência.

 

O programa que traz um bate-papo diverso, é repleto de poesia, histórias, e muita diversão. “O objetivo é dá voz a tanta gente incrível que tem o nosso estado e Brasil, valorizar a nossa arte e cultura, e, sobretudo, deixar o convidado o mais à vontade possível” conta Bell Gama, apresentadora do programa que já soma mais de 20 entrevistas com personalidades

 

Protagonistas das artes, da educação, da política, entre outras. E nesta, quarta-feira, 18 de novembro de 2020, no canal do Youtube do SESC-TO, a atriz Bell Gama, premiada no Edital de Seleção para a Programação Sesc Cultura On, entrevistará dois grandes literatos tocantinenses, Tião Pinheiro e Odir Rocha.

Os convidados têm uma trajetória que merece muito destaque, apenas um aperitivo:

 

Odir Rocha, médico, político, poeta e cronista, é natural de Araguari –MG, veio para o Tocantins ainda no ano de 1971, quando fundou um hospital na cidade de Colinas, onde  também foi prefeito (1997-2000).

 

No ano de 1993, mudou-se para Palmas, onde foi gestor no município e estado, elegendo-se também a prefeito da capital. Após deixar a política, no ano de 2001, passou a se dedicar ao trabalho literário,  paixão de toda uma vida.

 

Membro da União Brasileira de Escritores, das academias Palmense e  Tocantinense de letras, já recebeu importantes  homenagens , como no 6 Salão do Livro do Tocantins, juntamente com o escritor  Carlos Drummond de Andrade.

Dr. Odir Rocha, Manoel Odir Rocha, que é conhecido como um “exímio contador de causos”, é autor de seis obras publicadas, e ativo nas redes sociais, rompendo as barreiras da idade, posta constantemente alguns de seus vastos poemas e dizeres filosóficos e que trazem muito da sabedoria popular.

 

Obras publicadas

Do amor à Terra

Auscultando vida

Terracanto

25 caminhada

Ibopajá

Empina-se pipa na terceira idade?

 

Tião Pinheiro, José Sebastião Pinheiro de Souza, jornalista, escritor, compositor ativista cultural, é natural de Monte Alegre- GO, a partir da divisão do Estado de  Goiás, veio para o mais novo estado, assumiu a edição do Jornal do Tocantins, e também foi responsável pela implantação da redação do jornal em Palmas .

 

Atualmente é editor chefe do Jornal do Tocantins e supervisor editorial do jornal Daqui e Coordenador de Jornalismo da CBN Tocantins.

 

É membro das Academias Tocantinense e Palmense de Letras, da União Brasileira de Escritores, Seccional de Goiás; e sócio da Associação Goiana de Imprensa. Seu nome está presente em várias enciclopédias, dicionários e estudos literários.

 

Com cinco livros publicados, compositor com discos lançados e músicas gravadas por artistas como Oswaldo Montenegro, Trio Yucatan, Tropical Trio, Paulinho Pedra Azul, Maria Eugênia, Pádua, Amauri Garcia, Marinho Lima,  a argentina Belén Pasqualini, entre outros.  Trabalhou como repórter cultural nos jornais “Folha de Goyaz” e “O Popular”, ambos em Goiânia.

 

Recebeu títulos de Cidadania do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Arraias e de Honra ao Mérito de Barra do Garças-MS., ganhou o Troféu Tiokó da União Brasileira de Escritores de Goiás, além de outras premiações.

 

Em 2015 foi o autor regional homenageado no 9º Salão do Livro juntamente com o cartunista e autor da Turma da Mônica, Maurício de Souza.

 

Tião Pinheiro foi o autor regional indicado para o vestibular da universidade Federal do Tocantins em 2013/2 com a obra “De sonhos e de construção” que reúne poemas e foi lançado em 2008.

 

Também muito ativo nas redes sociais, posta quase que cotidianamente poemas com grande repercussão entre os amantes da arte e reconhecedores de uma grande obra literária.

 

Obras publicadas
Alma Leve – poemas/2015
CD duplo - Alma Leve/2015
De Sonhos e de Construções – poemas/2008
CD  duplo - De Sonhos e de Construções/2008
Calundu – poemas/1989
Vôo Esperança -  poemas/1984
Janelas – poemas/1981

 

Sesc Cultura ON

O projeto surgiu em virtude da pandemia do novo coronavírus, a COVID 19. O Sesc acredita que a manutenção das atividades culturais contribui para o bem-estar social e para a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus dependentes e comunidade em geral.

 

A ação é destinada a artistas residentes no estado do Tocantins, que desenvolvem trabalhos nas linguagens de Artes Cênicas (teatro, circo e dança), Artes Visuais, Literatura, Música, Audiovisual, Arte Educação, Patrimônio Cultural e de forma transversal para profissionais ligados as áreas técnicas e economia criativa. Foram selecionadas propostas de criação, fruição e formação, a ser apresentadas de forma virtual nos canais oficiais do Sesc. Todos os projetos serão disponibilizados ao público de forma virtual, podendo estes ainda serem apresentados em programações presenciais pós pandemia.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço

Cultura – Sesc no Tocantins

Ação: Sesc Cultura ON

Documentário: Sou do Barro

Data: 18/11

Horário: 19h

Local: www.youtube.com/sescto

 

Apresentação: Cincoversos Tocantinos

Data: 18/11

Horário: 20h

Local: www.youtube.com/sescto

 

Apresentação: Entrevista com dois grandes literatos tocantinenses- Tião Pinheiro e Odir Rocha

Data: 18/11

Horário: 21h

Local: www.youtube.com/sescto

 

Informações: cultura@sescto.com.br | (63) 3212-9954

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/3o8LhDf

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto 

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Assessoria de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias