Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Seis atrações num único dia (27) do Sesc Cultura ON

Publicado por: RENATO KLEIN em 16/11/2020 às 09:46:06

Para quem gosta de cultura, o dia 27 de novembro está cheio de opções. Das 19h às 21h vai rolar exposição virtual, bate papo e vários documentários. Às 19h acontece a abertura da exposição virtual “Universo” seguido de um bate papo com o artista Edivan Ribeiro Costa. Às 20h vai rolar o bate-papo com os artistas das cenas curtas em dança: Liu Moreira, Carolina Galgane, Elton Fialho e Renata Souza, com mediação da Promotora cultural em Artes Cênicas do Sesc-TO, Alessandra Britez. Para encerrar a programação do dia serão exibidos os documentários “Por Palmas” de Luiz Felipe Souza, “Incertezas” de Liu Moreira, “Quando Dormes” de Carolina Galgane e “Só Maria é daqui!” de Elton Fialho. Vale lembrar que todas as ações do projeto Sesc Cultura ON acontecem na página oficial do Sesc Tocantins no Youtube www.youtube.com/sescto. Informações pelo e-mail cultura@sescto.com.br ou pelo telefone (63) 3212-9954.

 

Universo – 19h

A proposta da exposição, “Universo”, de Edivan Ribeiro, apresenta pinturas com a técnica óleo sobre tela, de forma sublime, dinâmica e colorida. O seu trabalho traz cores vibrantes que remetem a uma brasilidade. Seus traços e cores são espontâneos, fruto de uma mente criadora. A sua arte com formas geométricas, simples, que vão se unindo e se transformando em Arte. 

 

Bate papo com artistas das cenas curtas em dança – 20h

Antes das exibições das cenas de dança será realizado um bate-papo com os artistas sobre os processos criativos.

 

Por Palmas – 21h

Com trilha musical composta para o projeto, a apresentação tem cenas coreográficas em alguns pontos de Palmas. A dança é uma celebração de quem vive para quem vive no Estado. Harmonia, sincronismo e entrega em comemoração por aqui existirmos e podermos estar Por Palmas. A duração é de 5min e a classificação é livre.

 

Incertezas – 21h

"Incertezas" é parte da trilogia "Incerteza que nos Move", um projeto desenvolvido pelo Coletivo Incerteza Viva. Este coletivo foi criado em meio a pandemia sendo composto por artistas de quatro cidades brasileiras: Palmas (TO), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). A convite da bailarina, coreógrafa e pesquisadora Liu Moreira, de Palmas, foram reunidos em um grande encontro virtual para debate, troca de experiências e produção artística: João Vicente (diretor, bailarino e coreógrafo/TO), Carolina Galgane (bailarina e coreógrafa/TO), Rosa Antuña (bailarina, coreógrafa, diretora, atriz e escritora/MG), Murilo Pontes (músico percussionista, compositor e multi-instrumentista/GO), Dorivã Borges (músico, cantor, compositor e poeta/TO),  Adriana Lodi (atriz, escritora, encenadora, diretora/DF), Fernando Faleiro (bailarino, coreógrafo, diretor e editor de vídeo/TO) e Paulo Costa (editor de vídeo/TO). Assim em meio as incertezas geradas pelo isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, nasce o Coletivo Incerteza Viva, à partir do debate (nas plataformas virtuais) sobre a incerteza que nos move enquanto artistas dentro de casa. A duração é de 6min30 e a classificação é livre.

 

Quando Dormes – 21h

O vídeo dança “Quando Dormes” faz parte de uma composição binária que discute a maternidade para a artista Carolina Galgane. O vídeo apresenta percepções, sensações e sentimentos da maternidade que se instala, a partir de um querer, mas que ao chegar provoca alterações tão fortes e mudanças tão marcantes, que a vida, já não é a mesma. Com poesia, delicadeza e muitos sentimentos envolvidos; apresentamos a primeira parte do trabalho: a apresentação da maternidade por quem é mãe de primeira viagem e artista há muitos anos. A duração é de 10min20 e a classificação é livre.

 

Só Maria é daqui! – 21h

A mais nova das irmãs, Palmas é a mais jovem capital e cidade brasileira. Em

"Só Maria é daqui!", busca-se retratar a rotina de alguém que vivencia o outro que chega, das varias influências que marcam sua historia e a múltiplas possibilidades que as diferenças permitem.

 

Sesc Cultura ON

O projeto surgiu em virtude da pandemia do novo coronavírus, a COVID 19. O Sesc acredita que a manutenção das atividades culturais contribui para o bem-estar social e para a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus dependentes e comunidade em geral.

 

A ação é destinada a artistas residentes no estado do Tocantins, que desenvolvem trabalhos nas linguagens de Artes Cênicas (teatro, circo e dança), Artes Visuais, Literatura, Música, Audiovisual, Arte Educação, Patrimônio Cultural e de forma transversal para profissionais ligados as áreas técnicas e economia criativa. Foram selecionadas propostas de criação, fruição e formação, a ser apresentadas de forma virtual nos canais oficiais do Sesc. Todos os projetos serão disponibilizados ao público de forma virtual, podendo estes ainda serem apresentados em programações presenciais pós pandemia.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço

Cultura – Sesc no Tocantins

Ação: Sesc Cultura ON

Exposição: Universo

Data: 27/11

Horário: 19h

Local: www.youtube.com/sescto

 

Ação: Sesc Cultura ON

Bate papo: Artistas das cenas curtas em dança

Data: 27/11

Horário: 20h

Local: www.youtube.com/sescto

 

Ação: Sesc Cultura ON

Documentário: Por Palmas

Data: 27/11

Horário: 21h

Local: www.youtube.com/sescto

 

Ação: Sesc Cultura ON

Documentário: Incertezas

Data: 27/11

Horário: 21h

Local: www.youtube.com/sescto

 

Ação: Sesc Cultura ON

Documentário: Quando Dormes

Data: 27/11

Horário: 21h

Local: www.youtube.com/sescto

 

Ação: Sesc Cultura ON

Documentário: Só Maria é daqui!

Data: 27/11

Horário: 21h

Local: www.youtube.com/sescto

 

Informações: cultura@sescto.com.br | (63) 3212-9954

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/albumCulturaON

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto   

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Assessoria de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias