Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Oficina "Uma Breve História do Canto Coral: Da Idade Média aos Dias Atuais” com a Maestrina Renate Stephanes

Publicado por: RENATO KLEIN em 27/10/2020 às 09:10:40

 

As inscrições para a oficina "Uma Breve História do Canto Coral: Da Idade Média aos Dias Atuais”, com a Maestrina Renate Stephanes, seguem abertas até o dia 9 de novembro ou até completar as 50 vagas disponíveis. A carga horária derá de 6 horas e quem tiver interesse, pode garantir a vaga se inscrevendo gratuitamente pelo link: https://forms.gle/VQVjrfSHYpEuxhok7. Informações pelo e-mail cultura@sescto.com.br ou pelo telefone (63) 3212-9949.

 

O Sesc Cultura ON promove mais uma vez uma oficina. Desta vez "Uma Breve História do Canto Coral: Da Idade Média aos Dias Atuais”, com a Maestrina Renate Stephanes, tem como público alvo cantores de coro, alunos de música, regentes, ouvintes, curiosos e amantes do canto Coral. A oficina acontecerá nos dias 11,13, 18 e 20 de novembro, das 19h30 às 21h pela plataforma Zoom. Vale lembrar que a classificação para participar é livre.

 

Esta oficina é sobre a história do Canto Coral desde o seu surgimento durante a Idade Média até os dias atuais. É uma fascinante e envolvente viagem musical e cultural através dos tempos, contada de uma forma didática e descontraída, com ilustrações, curiosidades e exemplos musicais de todos os períodos. Para cada período exposto durante a oficina haverá apreciação musical.

 

O  conteúdo programático irá abordar o canto na idade média: fase cristã (até o século IX); música polifônica (séculos X-XII); trovadorismo (séculos XI-XIII); ars antiqua (século XIII); ars nova (século XIV) / renascimento: o apogeu da polifonia (séculos XV e XVI) / a história da notação musical / barroco e o surgimento da ópera (século XVII) / classicismo e romantismo (séculos XVIII e XIX) / características novas do canto coral a partir do século XX aos dias atuais.

 

Renate Stephanes Soboll

É Bacharel em Regência pela UNICAMP e Mestre em Performance Musical (regência) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Como regente de coro, atuou em vários estados (SP, GO, DF, AL e TO), sendo responsável pela formação de vários corais, como os corais da Unilever no estado de São Paulo, e em Goiás com o Coral Universitário UFG. Foi regente do Coral da Petrobras da refinaria de Paulínia, SP, por 10 anos, gravando vários CDs. É arranjadora e pesquisadora de música brasileira. Foi professora de Regência, Canto Coral e Arranjo do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Professora do curso de Educação Musical a Distância da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Diretora Artística do programa “Quarta Clássica” da Fundação Cultural de Palmas e regente do Coral Municipal de Palmas e do Coral do TRE-TO.

 

As inscrições para participar da oficina são gratuitas e vão até o dia 9 de novembro ou até preencher as 50 vagas. Quem tiver interesse, é só clicar no link https://forms.gle/VQVjrfSHYpEuxhok7. A oficina será totalmente online. Informações pelo e-mail cultura@sescto.com.br ou pelo telefone (63) 3212-9949.

 

Sesc Cultura ON

O projeto surgiu em virtude da pandemia do novo coronavírus, a COVID 19. O Sesc acredita que a manutenção das atividades culturais contribui para o bem-estar social e para a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus dependentes e comunidade em geral.

 

A ação é destinada a artistas residentes no estado do Tocantins, que desenvolvem trabalhos nas linguagens de Artes Cênicas (teatro, circo e dança), Artes Visuais, Literatura, Música, Audiovisual, Arte Educação, Patrimônio Cultural e de forma transversal para profissionais ligados as áreas técnicas e economia criativa. Foram selecionadas propostas de criação, fruição e formação, a ser apresentadas de forma virtual nos canais oficiais do Sesc. Todos os projetos serão disponibilizados ao público de forma virtual, podendo estes ainda serem apresentados em programações presenciais pós pandemia.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço

Cultura – Sesc no Tocantins

Ação: Inscrição para a oficina "Uma Breve História do Canto Coral: Da Idade Média aos Dias Atuais”

Inscrições: até 9 de novembro ou até o preenchimento das vagas

Link para inscrição: https://forms.gle/VQVjrfSHYpEuxhok7    

Valor: Gratuito

Vagas: 50

Idade: livre

Informações: cultura@sescto.com.br | (63) 3212-9949

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/34xxxtR  

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto 

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Assessoria de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias