Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Sesc Cultura ON apresenta trabalhos de educação, artes cênicas e audiovisual nesta sexta

Publicado por: RENATO KLEIN em 23/10/2020 às 09:30:27


O projeto Sesc Cultura ON segue a maratona de apresentações e, nesta sexta-feira (23), vai mostrar às 10h o projeto O Corpo-Brinca feita pela Liubliana Moreira. Às 16h tem o espetáculo teatral O Rei do Lixo com o grupo Artpalco. Fechando o dia, às 19h, tem a exibição do documentário O Intangível Criativo de Taquaruçu (PMW – TO), feito pelo Instituto Semeadores das Artes do Estado do Tocantins. As apresentações serão realizadas todas no dia 23 de outubro, na página oficial do Sesc Tocantins no Youtube www.youtube.com/sescto. Informações pelo e-mail cultura@sescto.com.br ou pelo telefone (63) 3212-9954.

 

O Sesc Cultura ON surgiu da necessidade de manter as atividades culturais no Tocantins. E na programação desta sexta-feira (23), às 10h será apresentado o trabalho Corpo-Brinca de Liubliana Moreira.

 

Corpo-Brinca

O projeto é fruto da pesquisa de mestrado, realizada em 2016, em parceria com o músico e compositor Dorivã Borges. Esse projeto teve como objetivo desenvolver um trabalho corporal e musical juntos aos alunos da Escola de Tempo Integral do Campo Marcos Freire na cidade de Palmas - TO, tendo como resultado a criação do Espetáculo Corpo-Brinca. No ano de 2018 o projeto realizou a primeira residência artística na Escola Municipal Anne Frank, abrindo o segundo núcleo para criação formação e inserção de Banda Rítmica Percussiva dentro das escolas públicas, reencenando o Espetáculo “Corpo-Brinca”. O foco do projeto foi possibilitar às crianças e adolescentes acesso ao mundo da arte, por meio de um projeto que envolve música, dança, percussão e a experiência do ato de brincar.

 

É através do resgate das brincadeiras e brinquedos, que esse projeto busca promover a troca de conhecimento das técnicas artísticas com o universo lúdico e educacional. São diferentes formas de interação do aluno com o ato de brincar, transformando o corpo estático em corpos que brincam e tocam instrumentos. A ideia é ir do “brincar-dançando e tocando” para o dançar-brincando e cantando”. Toda essa experiência é transformada em um grande espetáculo, que divide o universo das brincadeiras entre os quatro elementos da natureza: terra, ar, água e fogo.

Na apresentação tem o som de ritmos populares do Brasil, em específico do Tocantins, mesclados aos nacionais e internacionais que se fazem imersos em uma grande brincadeira. A duração do Espetáculo é de 15 minutos.

 

Já às 16h o Sesc Cultura ON traz o espetáculo de teatro O Rei do Lixo com o grupo Artpalco.

 

O Rei do Lixo

A peça busca, de forma lúdica e bem humorada, falar da importância dos cuidados com o meio ambiente. O espetáculo infantojuvenil conta a história de Pitu, um catador de lixo que faz amizade com uma garrafa de champanhe, um balde plástico e uma caixa de papelão. Daí por diante, partem em busca da realização de seus sonhos. Amizade, aventura e saudade são alguns dos ingredientes que recheiam o espetáculo com muita emoção.

 

Utilizando o universo do clown, a peça busca nos “palhaços”, um elo entre espetáculo e plateia, trazendo leveza às ações e situações encontradas na peça, permitindo assim, que temas como: reciclagem, poder, morte, entre outros, sejam tratados com suavidade e encantamento, possibilitando a criança e ao público em geral, embarcar em uma grande “brincadeira”. A classificação é livre e tem a duração de 47 minutos.

 

Fechando o dia, às 19h, tem o documentário O Intangível Criativo de Taquaruçu (PMW – TO), feito pelo Instituto Semeadores das Artes do Estado do Tocantins.

 

O Intangível Criativo de Taquaruçu (PMW – TO)

Negócios sociais, turismo e economia criativa reúnem questões de fomento das políticas, cultura e meio ambiente de uma dada região ou país, visto sua relevância enquanto ferramenta de desenvolvimento, inseridos em um contexto de arranjos produtivos locais (APLs) abrangentes. O documentário aborda estes elementos através da identificação de organizações que desenvolvem o intangível criativo, associados à dinâmica do turismo e de negócios sociais no distrito de Taquaruçu (Palmas – TO). NO documentário é apresentado organizações da sociedade civil e iniciativas privadas, dentre estas, destacaram-se os pontos de cultura como principais protagonistas da produção criativa que contribuem para a formação de um ecossistema empreendedor amparadas por elementos da cultura, associadas ao turismo. O produção audiovisual tem a duração de 17 minutos.

 

Sesc Cultura ON

O projeto surgiu em virtude da pandemia do novo coronavírus, a COVID 19. O Sesc acredita que a manutenção das atividades culturais contribui para o bem-estar social e para a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus dependentes e comunidade em geral.

 

A ação é destinada a artistas residentes no estado do Tocantins, que desenvolvem trabalhos nas linguagens de Artes Cênicas (teatro, circo e dança), Artes Visuais, Literatura, Música, Audiovisual, Arte Educação, Patrimônio Cultural e de forma transversal para profissionais ligados as áreas técnicas e economia criativa. Foram selecionadas propostas de criação, fruição e formação, a ser apresentadas de forma virtual nos canais oficiais do Sesc. Todos os projetos serão disponibilizados ao público de forma virtual, podendo estes ainda serem apresentados em programações presenciais pós pandemia.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço

Cultura – Sesc no Tocantins

Ação: Sesc Cultura ON

Projeto: Corpo-Brinca

Data: 23/10

Horário: 10h

Local: www.youtube.com/sescto

 

Teatro: O Rei do Lixo

Data: 23/10

Horário: 16h

Local: www.youtube.com/sescto  

 

Documentário: O Intangível Criativo de Taquaruçu (PMW – TO)

Data: 23/10

Horário: 19h

Local: www.youtube.com/sescto

 

Informações: cultura@sescto.com.br | (63) 3212-9954

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/3o8LhDf     

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto 

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Assessoria de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias