Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Sesc em Palmas abre Exposição 'Coexistir' no Arte ao Cubo no dia 18

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 17/03/2020 às 15:07:18

 

A proposta de representação do ciclo da vida por meio do graffiti tomará conta dos cubos da praça externa do Centro de Atividades Sesc Palmas, que fica na 502 Norte. O Sesc Tocantins, por meio da Promotoria Cultural em Artes Visuais, realizará a abertura da Exposição “Coexistir”, de Bruna Moreira “Bromou” (TO) e Paulo Azevedo “Pazciencia” (RN), às 19h do dia 18 de março, quarta-feira, com entrada gratuita. A visitação pública gratuita será entre os dias 19 de março e 31 de maio. Informações e visitas mediadas pelo telefone (63) 3212-9922.

 

Para o curador da Exposição e Promotor Cultural em Artes Visuais do Sesc Tocantins, Vone Petson, ‘Coexistir’ “apresenta uma narrativa ilustrada que fala sobre o ciclo da vida, representado em um recorte pela etnia Xambioá, que habita a margem direita do Rio Araguaia, no município de Xambioá, no Estado do Tocantins.  Tendo o graffiti como a principal técnica utilizada, a intervenção permite dar voz a narrativas populares tradicionais, como a da cultura indígena ribeirinha, por meio do pensamento visual, este que possibilita uma abertura para a poesia, para a metáfora, costurando um novo viés a partir do pensamento da cultural oral dos povos originários, no qual as histórias e narrativas são passadas através da palavra e da oralidade”.

 

Ainda de acordo com o curador, “‘Coexistir’ é uma exposição que fala sobre esses ciclos da vida, sobre poesia e vivência. É pensar o equilíbrio da vida, inspirado nos povos originários, buscando uma relação de coexistência com a natureza, e inspirar a nossos contemporâneos a pensar um modo de vida mais sustentável, é repensar nossos hábitos na busca da auto ética e da compreensão do viver coletivo. É acima de tudo, desfrutar da poética da vida”, destaca Vone Petson.

 

Bruna de Freitas Moreira “Bromou” (TO)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Vive e trabalha com arte urbana e ilustração em Palmas (TO). Tem interesse em recortes e narrativas sobre a experiência humana em contato com a natureza. Utiliza o Graffiti como principal técnica para ilustrar suas percepções em forma de realidade aumentada.

 

Paulo Azevedo “Pazciencia” (RN)

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Paulo Azevedo, também conhecido como Pazciencia, é um artista potiguar, com um trabalho focado em composições orgânicas e com elementos da natureza, explorando na simbologia da fauna e da flora elementos que representam uma relação espiritual com a arte, e com a relação entre o ser o humano e o espaço que habita. Propõe através de suas obras pensar o potencial político da arte, afinal ela nos faz pensar e sentir, seja no suporte de uma tela, ou melhor ainda na presença cotidiana da poesia urbana. Também é autor da dissertação “A cidade como um livro aberto: narrativas do graffiti e da pichação na cidade de Natal (RN)”.

 

Sesc Arte ao Cubo

É um projeto de site specific que tem como espaço de exposição a praça externa do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte). Compõe-se de 03 cubos, medindo 2,5m cada face. O seu espaço pode ser utilizado de forma parcial ou total, ou seja, os cubos, os muros e a grama. As visitações acontecem de forma espontânea, podendo haver visitas mediadas para grupos organizados dependendo dos agendamentos.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço

Cultura – Sesc em Palmas

Ação: Abertura da Exposição “Coexistir”, por Bruna Moreira ‘Bromou’ (TO) e Paulo Azevedo ‘Pazciencia’ (RN)

Data: 18 de março

Horário: 19h

Local: Sesc Arte ao Cubo (Praça externa do Centro de Atividades da 502 Norte – Palmas-TO)

Entrada: gratuita

Período da Exposição: de 19 de março a 31 de maio de 2020

Horário: indeterminado

Informações: (63) 3212-9922

 

Imagem disponível para download em: https://bit.ly/2TYaLot

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias