Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Arte da Palavra abre inscrições para oficina de novas slammers em Palmas

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 12/03/2020 às 14:17:07


Show de versos e rimas femininas em Palmas. O Sesc Tocantins recebe a “Oficina de Formação de Novas Slammers”, com a escritora Ticiane Simões (AL), pelo Circuito de Criação Literária do Sesc Arte da Palavra 2020. Gratuitas, as inscrições estarão abertas de 16 de março a 13 de abril no site www.sescto.com.br (clicando nas abas Espaço do Cliente/Eventos e Inscrições). A oficina será realizada das 19h às 22h entre os dias 13 e 17 de abril na sala de Oficina de Artes do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte). Informações pelo telefone (63) 3212-9948.

 

Sobre a oficina

A “Oficina de Formação de Novas Slammers”, tem como foco a construção e a performance poética em declamação de poesias autorais para mulheres adultas e adolescentes maiores de 14 anos de idade. Sua aplicação será feita em três etapas, com apresentação, introdução ao tema e feitura de poesias autorais performativas para batalhas de rua (Slam).

 

De acordo com a ministrante, “o objetivo é provocar o autoconhecimento literário das participantes através de exercícios de escrita que têm como base discursiva as experiências de vida de cada participante. Visando uma primeira escrita poética com foco na denúncia de gênero e permitindo uma vivência de declamação em roda rompendo o medo da fala em público”, diz Ticiane Simões.

 

A oficina tem como público-alvo escritoras interessadas em literatura, pesquisadoras e adolescentes femininas maiores de 14 anos de idade. São oferecidas apenas 25 vagas.

 

Sobre o Slam

Criada na década de 1980, a competição de poesia performática que surgiu nos guetos dos Estados Unidos já está difundida pelo sul e sudeste do Brasil e vem conquistando o Nordeste do Brasil, revelando grandes oportunidades para o empoderamento da mulher, em todo o país. O Slam das Minas é uma competição exclusivamente entre mulheres poetas (Slammer”) que se enfrentam em três rodadas recitando poesias autorais de resistência, em um tempo de três minutos e que são avaliadas por um júri popular, composto pelo próprio público e por convidadas do evento. Além da poesia falada, as presentes analisam a performance e o desempenho das participantes nas apresentações.

 

Ticiane Simões (AL)

Atriz, poeta e realizadora de audiovisual, sócia-fundadora do Ateliê Ambrosina, ONG para empoderamento de mulheres no Estado de Alagoas. Poeta feminista pesquisadora e realizadora de formações na construção de poesia de rua com recorte de gênero (mulheres) e foco nas batalhas poéticas, Slam das Minas.


Sesc Arte da Palavra

O Sesc Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um projeto literário do Sesc Nacional que busca promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, por meio da realização de circuitos em 12 estados brasileiros. Seu objetivo é oferecer ações atuantes em toda a cadeia da literatura, desde a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e o desfrute literário. É composto de três eixos: Circuito de Autores; Circuito de Oralidades; e Circuito de Criação Literária. Você poderá conferir no site http://www.sesc.com.br/portal/site/ArtedaPalavra/home você confere toda a sua programação.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

O Tocantins recebe a “Oficina de Formação de Novas Slammers”, com a escritora Ticiane Simões (AL), pelo Circuito de Criação Literária do Sesc Arte da Palavra 2020. As inscrições, gratuitas, estarão abertas de 16 de março a 13 de abril no site www.sescto.com.br (clicando nas abas Espaço do Cliente/Eventos e Inscrições). A oficina será realizada das 19h às 22h entre os dias 13 e 17 de abril na sala de Oficina de Artes do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte). Informações pelo telefone (63) 3212-9948.

 

Serviço

Cultura – Sesc em Palmas

Ação: Abertura de inscrições na “Oficina de Formação de Novas Slammers”, com a escritora Ticiane Simões (AL), pelo Sesc Arte da Palavra – Circuito de Criação Literária

Inscrições: www.sescto.com.br (clicando nas abas Espaço do Cliente/Eventos e Inscrições)

Período: de 16 de março a 13 de abril

Data da oficina: de 13 a 17 de abril

Horário: das 19h às 22h

Local: Sala de Oficina de Artes do Centro de Atividades de Palmas (502 Norte)

Classificação: 14 anos

Informações: (63) 3212-9948

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2w0rxv8

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias