Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Curso Mediadores de Leitura do Sesc em Palmas acontece de 13 a 15 de março

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 11/03/2020 às 15:48:07


Depois do resultado da seleção para participação no curso do Programa Mediadores de Leitura 2020 do Sesc Tocantins, todos os 35 selecionados participarão do Curso de Mediação de Leitura Literária "A leitura e a escrita fortalecem as subjetividades". O curso será ministrado pela escritora e professora Ninfa Parreiras (RJ), em horários variados entre os dias 13 e 15 de março, no Núcleo de Música 1 do Centro de Atividades, que fica na 502 Norte. Informações pelo telefone (63) 3212-9948.

 

O Curso de Mediação de Leitura Literária do Sesc no Tocantins tem como objetivo incentivar a leitura e a formação de mediadores de leitura literária. O mesmo será realizado no Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), de 13 a 15 de março, sendo no dia 13, sexta-feira, das 15h às 22h; no dia 14, sábado, das 09h às 18h; e no dia 15, domingo, das 09h às 16h, com intervalo de uma (01) hora, totalizando 20 horas presenciais.

 

Para participação no curso, foram oferecidas 35 (trinta e cinco) vagas, sendo 25 (vinte e cinco) para estudantes universitários que estejam cursando Letras, Pedagogia, Comunicação Social ou Artes (teatro), concorrendo a vagas de estágio no Sesc, E dez (10) vagas para pessoas com interesse em multiplicar e aplicar a mediação de leitura.

 

Após a conclusão do Curso de Formação em Mediação de Leitura serão selecionados 10 (dez) estagiários para atuarem como Mediadores de Leitura durante esse ano, com contrato até o dia 15 de dezembro. O estágio tem a carga horária de 20 horas semanais. A bolsa-auxílio é de R$ 500,00 (quinhentos reais), mais auxílio transporte de R$100,00 (cem reais).

 

O curso de formação e seleção de estagiários do Mediadores de Leitura do Sesc tem como finalidade formar mediadores de leitura literária para o desenvolvimento e estímulo do gosto pela leitura, da reflexão em grupo, e do resgate da tradição oral (contação de histórias e declamação de poemas). Busca ainda despertar habilidades de interpretação de textos e o desenvolvimento das expressões oral e escrita. Gratuito, propõe refletir sobre o incentivo à leitura literária a partir de estratégias de planejamento e realização de rodas de leitura em escolas, bibliotecas, salas de leituras e outros locais.

 

Mediadores de Leitura

Programa criado pelo Sesc Tocantins em 2009, o Mediadores de Leitura tem como objetivo capacitar mediadores de leitura literária capazes de despertar e estimular em crianças e jovens o gosto pela leitura, por meio de diversas linguagens: livros literários, HQs, filmes, fotografias, músicas, entre outras. Funciona de março a dezembro no Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte) sob a orientação e acompanhamento da Promotoria Cultural em Literatura.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço

Cultura – Sesc em Palmas

Ação: Realização do Curso de Formação em Mediação de Leitura Literária do Programa Mediadores de Leitura 2020 do Sesc Tocantins

Curso: “"A leitura e a escrita fortalecem as subjetividades"

Ministrante: Ninfa Parreiras (RJ)

Horários e datas: das 15h às 22h (13/03); das 09h às 18h (14/03); e das 09h às 16h (15/03)

Local: Núcleo de Música 1 do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

Carga horária: 20 horas presenciais

Vagas oferecidas: 35

Informações: (63) 3212-9948

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2TFQcOC

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias