Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Obra de Clarice Lispector será discutida no Clube de Leitura do Sesc

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 09/03/2020 às 09:22:45


O livro “A Paixão Segundo G.H.”, de Clarice Lispector (1920-1977), será a obra a ser discutida na 7ª edição do Clube de Leitura do Sesc, às 18h30 do dia 26 de março, quinta-feira, na Biblioteca do Centro de Atividades de Palmas, que fica na 502 Norte. A ação – uma forma de promover o livro e incentivar a leitura – é uma realização do Sesc Tocantins, por meio da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura. Entrada gratuita. Informações pelo telefone (63) 3212-9940.

 

A Paixão Segundo G.H. – resumo

Romance publicado em 1954 e que compõe a bibliografia de Clarice Lispector em suas características mais profundas, traz, no enredo, uma mulher que é identificada pelas inicias G.H. e que, após demitir a empregada, inicia a arrumação do próprio quarto. “Em um determinado momento, ela esmaga uma barata que estava na porta do guarda-roupa, e a partir dali começa o momento epifânico da personagem. Em um longo monólogo em primeira pessoa, ela constrói um labirinto de palavras”.

 

Em A Paixão Segundo G.H. “os fluxos de consciência atravessam o livro e a narrativa foge ao padrão convencional ao tratar dos problemas do ser para consigo mesmo e para com o mundo, resultando no chamado romance introspectivo. Os pensamentos são transcritos conforme eles surgem à cabeça da personagem. Assim, a literatura introspectiva e intimista de Clarice Lispector fixa-se na crise do próprio indivíduo. Tal forma de narrar é um convite para que o leitor se atire nessa atmosfera que busca, acima de tudo, a compreensão do ser humano”.

 

Sobre a autora

Nascida na Ucrânia como Chaya Pinkhasovna Lispector e naturalizada brasileira, como Clarice Lispector, é reconhecida como uma das mais importantes escritoras do Século XX. Escreveu romances, contos e ensaios e também atuou como jornalista. Nasceu em 10 de dezembro de 1920 em Chechelnyk, na Ucrânia. Sua família tinha origem judaica e emigraram para o Brasil em março de 1922, fixando-se na cidade de Maceió (AL). Residiu ainda em Recife (PE) e no Rio de Janeiro (RJ), onde faleceu em 9 de dezembro de 1977.

 

Dentre algumas de suas obras, podemos destacar: Perto do Coração Selvagem, 1944; O Lustre, 1946; A Cidade Sitiada, 1949; Alguns Contos, 1952; Laços de Família, 1960; A Maçã no Escuro, 1961; A Legião Estrangeira, 1964; O Mistério do Coelho Pensante, 1967; A Mulher Que Matou os Peixes, 1969; Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres, 1969; Felicidade de Clandestina, 1971; Água Viva, 1973; Imitação da Rosa, 1973; A Via Crucis do Corpo, 1974; A Vida Íntima de Laura, 1974; e A Hora da Estrela, 1977. (Fonte: https://www.infoescola.com/literatura/clarice-lispector/).

 

Clube de Leitura do Sesc

Ação cultural realizada pela Biblioteca e pela Promotoria Cultural em Literatura do Sesc Tocantins, o Clube de Leitura do Sesc tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e promover o debate sobre obras literárias brasileiras e estrangeiras importantes. Suas edições acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, às 18h30 na Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), sempre com entrada gratuita. Para participar, basta ir até a biblioteca no dia do evento com anotações e apontamentos sobre o livro do mês.

 

Biblioteca C.A. Palmas

Com um acervo bibliográfico com cerca de 14 mil exemplares, disponibilizando livros dos mais diversos gêneros, a Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), dispõe de livros com títulos das diversas áreas do conhecimento, revistas, jornais e DVD's, além de um acervo dedicado à cultura regional. Possui ainda uma biblioteca infantil que atende crianças de 05 a 12 anos. Além do acervo físico, os usuários dispõem de acesso à internet em computadores da Biblioteca ou através da rede Wi-fi e mesas para estudos coletivos e individuais, por meio de baia com computadores com acesso à internet para consulta e pesquisa literária. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e, aos sábados, das 9h às 12h50.

 

Seguindo a política do Sesc Nacional quanto ao incentivo da Cultura em suas diversas formas, o Sesc Tocantins acredita que a leitura e o livro são ferramentas essenciais dessa política. Assim, além dessa ação cultural, oferece uma rede de bibliotecas nas principais cidades do Estado, e a unidade móvel BiblioSesc, que espalha a leitura pelos bairros de Palmas.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

O livro “A Paixão Segundo G.H.”, de Clarice Lispector (1920-1977), será a obra a ser discutida no Clube de Leitura do Sesc, às 18h30 do dia 26 de março de 2020 na Biblioteca do Centro de Atividades de Palmas (502 Norte). Entrada gratuita. Informações pelo telefone (63) 3212-9940.

 

Serviço

Cultura – Sesc em Palmas

Ação: Realização da 7ª edição do Clube de Leitura do Sesc

Obra: “A Paixão Segundo G.H.”, de Clarice Lispector (1920-1977)

Horário: 18h30

Data: 26 de março de 2020

Local: Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

Entrada: gratuita

Informações: (63) 3212-9940

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/38w907o

 

www.sescto.com.br 

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto  

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias