Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Literatura na Biblioteca do Sesc em Araguaína será nos dias 03 e 04

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 27/02/2020 às 15:28:34


A programação “Literatura na Biblioteca’ do Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva, que fica no Jardim América, está recheada. No dia 03 de março, terça-feira, a partir das 13h será realizada a abertura da Mostra Literária “Hai-kais” de Millôr Fernandes, no hall do Centro de Atividades, ficando aberta à visitação pública gratuita durante 30 dias; das 14h às 18h, realização da ação formativa referente à exposição “Hai-kais”, com Geovana Lima, Promotora Cultural em Literatura do Sesc Tocantins; às 19h lançamento da Revista Palavra – Devoradores de Livros: o que e como os jovens estão lendo hoje – Ano 10 / Número 09; e Café Literário – “Jovens leitores que escrevem”, com as escritoras Fernanda Alencar e Talissa Bandeira, e mediação de Geovana Lima; no dia 04, quarta-feira, às 09h roda de conversa com bibliotecários, professores, agentes de leitura, entre outros, sob o tema “Das diversas possibilidades de leitura: a formação dos jovens leitores e o gosto pela literatura”; das 15h às 16h narração de histórias na biblioteca infantil, com a contadora de histórias Edna Rocha. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18 horas. Entrada gratuita. Informações pelo telefone (63) 3416-0113.

 

Programação

 

Dia 03/03

13h – Abertura da Mostra Literária “Hai-kais” de Millôr Fernandes, no hall do Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva Moraes. A Mostra ficará aberta à visitação pública gratuita durante 30 dias. Jornalista, escritor, poeta, desenhista, dramaturgo, tradutor e frasista, Millôr Fernandes (1924-2012) produziu uma vasta obra, acessível e dotada de uma grande lucidez crítica. Utilizando quase sempre os recursos do humor, tornou-se um dos mais relevantes intelectuais da cultura brasileira. Esta mostra com seus hai-kais e desenhos é um aperitivo do trabalho que esse artista genial nos deixou. Visitas guiadas a exposição: Das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, de segunda a sexta-feira, e em horários de eventos.

 

14h às 18h – Realização da ação formativa referente à exposição literária “Hai-kais” do escritor Millôr Fernandes, com Geovana Lima, Promotora Cultural em Literatura do Sesc Tocantins. O público alvo será formado de professores da Escola Sesc e das escolas municipais e estaduais de Araguaína.

 

19h – Lançamento da Revista Palavra – Devoradores de Livros: o que e como os jovens estão lendo hoje - Ano 10 / Número 09; e Café Literário – Jovens leitores que escrevem, com as escritoras Fernanda Alencar e Talissa Bandeira, com mediação de Geovana Lima.

 

Dia 04/03

09h – Roda de conversa com bibliotecários, professores, agentes de leitura, entre outros, sob o tema “Das diversas possibilidades de leitura: a formação dos jovens leitores e o gosto pela literatura”. Nessa roda de conversa a proposta é dialogar sobre as mais diferentes formas de incentivar os jovens ao gosto pela leitura e como o uso da tecnologia pode se tornar um aliado nesse processo.

 

15h às 16h – Narração de histórias na biblioteca infantil, com a contadora de histórias Edna Rocha, de Araguaína.

 

Fernanda Alencar

Escritora, nasceu em 1991 em Araguaína (TO). Aos 17 anos criou o blog www.senhoritafe.blogspot.com onde expôs vários de seus escritos. A jovem escritora já morou em Brasília (DF) com uma tia, mas logo se mudou para a capital do Tocantins, Palmas, onde cursou Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente reside em Araguaína e viaja esporadicamente à Palmas, onde faz pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Seu livro Srta.* Fê, foi contemplado pela Secretaria de Cultura do Tocantins. A obra contém mais de 130 páginas e mostra os diversos momentos vividos e compartilhados no blog pela autora.

 

Talissa Bandeira

Médica formada pela Universidade Federal de Mato Grosso. Natural de Tocantinópolis (TO), passou a maior parte da sua vida em Ananás (TO), local em que reside atualmente, onde também pegou gosto pela escrita e pela fantasia. Quando criança, passava as férias na casa de sua avó materna, uma exímia contadora de histórias e que foi uma de suas maiores influenciadoras. Adora cachorros, viajar, ler e perder tempo na internet vendo vídeos dos seus casais favoritos. Seu primeiro livro “Guerdions e o Talismã da Luz”, foi publicado na plataforma de auto publicação da Amazon. Ele conta a história de Liza, uma guerdion e a única que tem algo que o vilão Setmaro ainda não possui. Para mostrar que é capaz de proteger o Talismã da Luz e o que ele guarda na Cidade Secreta, ela acaba embarcando numa aventura com Conrado e a sua família. Será preciso muito mais do que saber abrir alguns portais, manipular os elementos e decifrar mapas.


Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.


Serviço

Cultura – Sesc em Araguaína

Ação: Realização da ação “Literatura na Biblioteca” do Centro de Atividades Anselmo da Silva Moraes

Datas e horários:

03 de março – a partir das 13h

04 de março – a partir das 9h

Local: Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva Moraes (Rua Joaquim Gava, Chácara 95, bairro Jardim América – Araguaína-TO)

Entrada: gratuita

Informações: (63) 3416-0113

 

Imagem disponível para download em: https://bit.ly/3ceYapw

Crédito da foto: Nayuse Dias

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias