Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Sistema Fecomércio TO discutirá obra de Lygia Bojunga no Clube de Leitura do Sesc

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 21/02/2020 às 15:43:18


O Sistema Fecomércio Tocantins, por meio do Clube de Leitura do Sesc em Palmas, discutirá a obra “A Bolsa Amarela”, da escritora brasileira Lygia Bojunga (1932-), ganhadora – pelo conjunto de sua obra – do Prêmio Hans Christian Andersen, o mais tradicional prêmio internacional de literatura para crianças e jovens e também do Jabuti, uma das mais importantes premiações literárias brasileiras. A sua 6ª edição será realizada no dia 27 de fevereiro de 2020, quinta-feira, às 18h30, na Biblioteca do Centro de Atividades, que fica na 502 Norte. Entrada gratuita. Informações pelo telefone (63) 3212-9940.

 

A Bolsa Amarela – resumo

“A Bolsa Amarela” é o terceiro livro da autora, com mais de 30 edições, “conta a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) – a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação – por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio ‘criança não tem vontade’ – essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa”.

 

O livro recebeu o selo de ouro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, dado anualmente ao livro considerado “O Melhor para a Criança”, e o Certificado de Honra do International Board on Books for Young People (IBBY). Traduzido em vários idiomas, o livro foi encenado em teatros do Brasil e da Bélgica.

 

Sobre a autora

Lygia Bojunga nasceu em Pelotas (RS) em 1932.  Ainda menina mudou-se com a família para o Rio de Janeiro (RJ). Casada com um inglês, reside há cerca de vinte anos em Londres, Inglaterra. Atuou como atriz, tradutora e autora em rádio, teatro e televisão. Escreveu 20 livros. Teve traduções em dezenove idiomas. Foi a primeira escritora, fora do eixo Europa-Estados Unidos, a ganhar o Prêmio Hans Cristian Andersen, o mais prestigioso prêmio internacional do gênero, conhecido como o Prêmio Nobel da literatura voltada para crianças e jovens. Em 2002, Lygia publicou Retratos de Carolina, inaugurando a Editora casa Lygia Bojunga. A editora foi criada com a intenção de reunir na casa os personagens da autora. (Fonte: http://www.casalygiabojunga.com.br/).

 

Clube de Leitura do Sesc

Ação cultural realizada pela Biblioteca e pela Promotoria Cultural em Literatura do Sesc Tocantins, o Clube de Leitura do Sesc tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e promover o debate sobre obras literárias brasileiras e estrangeiras importantes. Suas edições acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, às 18h30 na Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), sempre com entrada gratuita. Para participar, basta ir até a biblioteca no dia do evento com anotações e apontamentos sobre o livro do mês.

 

Biblioteca C.A. Palmas

Com um acervo bibliográfico com cerca de 14 mil exemplares, disponibilizando livros dos mais diversos gêneros, a Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), dispõe de livros com títulos das diversas áreas do conhecimento, revistas, jornais e DVD's, além de um acervo dedicado à cultura regional. Possui ainda uma biblioteca infantil que atende crianças de 05 a 12 anos. Além do acervo físico, os usuários dispõem de acesso à internet em computadores da Biblioteca ou através da rede Wi-fi e mesas para estudos coletivos e individuais, por meio de baia com computadores com acesso à internet para consulta e pesquisa literária. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e, aos sábados, das 9h às 12h50.

 

O Sesc Tocantins, seguindo a política do Sesc Nacional quanto ao incentivo da Cultura em suas diversas formas, acredita que a leitura e o livro são ferramentas essenciais dessa política. Assim, além dessa ação cultural, oferece uma rede de bibliotecas nas principais cidades do Estado, e a unidade móvel BiblioSesc, que espalha a leitura pelos bairros de Palmas.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

“A Bolsa Amarela”, livro de Lygia Bojunga (1937-), será a obra a ser discutida na 6ª edição do Clube de Leitura do Sesc, às 18h30 do dia 27 de fevereiro de 2020 na Biblioteca do Centro de Atividades de Palmas (502 Norte). Entrada gratuita. Informações pelo telefone (63) 3212-9940.

 

Serviço

Cultura – Sesc em Palmas

Ação: Realização da 6ª edição do Clube de Leitura do Sesc

Obra: “A Bolsa Amarela”, Lygia Bojunga (1937-)

Horário: 18h30

Data: 27 de fevereiro de 2020

Local: Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

Entrada: gratuita

Informações: (63) 3212-9940

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2S3mLoS

 

www.sescto.com.br 

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto  

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias