Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Sistema Fecomércio TO proporciona recuperação de cadeirante em Palmas

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 20/02/2020 às 11:35:11


Você, que vive inventando mil e uma desculpa para não cuidar corretamente da sua saúde, alimentando-se bem e praticando exercícios físicos regularmente, a história da Camila Boaventura Nascimento talvez possa lhe dizer alguma coisa. Vítima de um acidente automobilístico, ela ficou com sequelas na fala e na mobilidade. Cadeirante, além de tratamento médico e cuidados de uma enfermeira em casa, ela está se exercitando três vezes por semana na academia do Centro de Atividades Sesc Palmas, que fica na 502 Norte. Essa é mais uma história de superação que você vê no Sistema Fecomércio Tocantins, por meio do Sesc. Informações pelo telefone (63) 3212-9925.

 

Camila Boaventura Nascimento, 31 anos, solteira, natural de Niterói (RJ), mudou-se com a família para Palmas (TO) em 2000. Trabalhava como atendente numa empresa de retífica de motores na capital, quando, em 08 de março de 2018, foi vítima de um acidente automobilístico. Quase fatal, tanto, que uma amiga que estava com ela no carona da motocicleta, faleceu na hora. Camila teve Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), ficou em coma durante um mês e hospitalizada por três meses. Depois foi levada para casa, uma opção da família para evitar contaminação por bactérias, segundo a irmã, Cristina Boaventura.

 

Passou a fazer fisioterapia regularmente e a receber a visita semanal de um médico e de uma enfermeira três vezes na semana. Além disso, faz tratamento no Hospital da Rede Sarah em Brasília (DF). Inclusive, o próximo retorno está marcado para o mês de junho desse ano.

 

Sob orientação do seu fisioterapeuta, ela iniciou a prática de exercícios físicos na academia do Sesc de Palmas em janeiro último. Segundo a irmã, Cristina Boaventura, 29 anos, os médicos dizem que ela poderá voltar a andar, não perfeitamente, como era antes.

 

Camila sempre cuidou bem da sua saúde. Antes do acidente, frequentava academias assiduamente. Indagada sobre estar ou não gostando de fazer os exercícios na academia do Sesc, ela foi precisa: “Eu tô. Eu tô amando. Antes do meu acidente eu já gostava muito de fazer academia. E agora tá me ajudando demais”, afirmou, com certa dificuldade na fala.

 

Na visão de sua irmã, que também é solteira e estudante de Enfermagem, e que tem sido a grande parceira nessa luta diária pela saúde, a família vê progressos na sua recuperação. “A gente está vendo progresso. Estamos sempre ajudando ela, nunca desistimos. Sempre lutando, correndo atrás com terapias, tratamentos para ela. Só buscando e sempre vendo melhoras. Ela nunca regrediu desde quando saiu do hospital”, disse.

 

Ainda de acordo com a irmã, os serviços da academia Sesc estão fazendo o diferencial na qualidade de vida da Camila e que ela só deverá se afastar da academia no mês de junho próximo, quando está previsto seu retorno ao Hospital Sarah, em Brasília (DF). “Os professores são bem atenciosos com a Camila, e ela está evoluindo bastante, está ganhando músculos, força, está ficando bem melhor até para a gente cuidar dela em casa. Queremos manter ela na academia até junho e quando voltarmos de Brasília, continuar com os exercícios aqui no Sesc, por que aqui é acessível para ela, tem acessibilidade”.

 

Sobre a qualidade dos serviços oferecidos pela academia do Sesc em Palmas, Cristina Boaventura não hesitou e foi só elogios, afirmando que indica esses serviços não só para quem está em uma situação semelhante. “Indicaria sim. É uma academia muito boa, bem ampla, com profissionais bem atenciosos”, finalizou.

 

Para Isney Mendes, professor de Educação Física da academia do Sesc, o caso da Camila Boaventura é um desafio, mas não é o primeiro e que em outras situações semelhantes, o quadro do cliente apresentou melhoras consideráveis. “Bem, é um desafio. A Camila chegou com algumas limitações e a gente já pode perceber que ela já melhorou. Já tem um pouco mais de força muscular e, como ela está debilitada, isso tudo foi sendo perdido. Foi perdendo massa e força muscular. Então, esse trabalho que a gente vem fazendo vai aumentando tudo isso e melhorando a capacidade de mobilidade dela”, afirmou.

 

Anda segundo o professor, Camila faz exercícios adaptados três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, pela manhã, em aparelhos adaptados, treinando em modalidades como: leg, panturrilha, puxada com triângulo, rosca direta, adução, que é para fortalecer a parte interna da coxa, e abdução, para fortalecer a parte externa da coxa. “Na academia, a gente adapta os aparelhos de forma que o aluno consiga realizar os exercícios necessários e sempre com bons resultados”, finalizou.

 

Segundo Domingos Tavares, Presidente Interino do Sistema Fecomércio Tocantins, é uma satisfação poder cumprir mais essa missão por meio do Sesc. “Para nós, do Sistema Fecomércio Tocantins, através do Sesc, é uma satisfação muito grande poder ajudar essa jovem na sua reabilitação, porque é um sentimento de missão cumprida. Ajudar alguém na sua recuperação é um trabalho social fantástico. E o Sesc, como é uma instituição social, não está fazendo nada mais do que a sua obrigação em estar ajudando essa jovem na sua reabilitação. Tenho certeza absoluta que com o know-how, com o conhecimento que o Sesc tem, vai ser uma missão fácil e muito prazerosa, porque nós estamos contribuindo com o nosso Tocantins, com o Brasil, trazendo uma jovem para dentro do nosso espaço para ajudá-la na sua recuperação”, ressaltou o Domingos Tavares.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço

Esporte – Sesc em Palmas

Ação: Cadeirante pratica exercícios físicos adaptados na academia Sesc

Local: Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

Informações: (63) 3212-9925

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2HrHk8k

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias