Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Sesc Dramaturgias realiza oficina de circo em Gurupi

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 11/10/2019 às 09:23:36


O Sesc em Gurupi recebe a oficina “Circo de Criação, da técnica à cena”, a ser ministrada por Bruno Carneiro (RJ), pelo Módulo Circo do Projeto Sesc Dramaturgias, das 14h às 18h entre os dias 14 e 18 de outubro na Unidade Operacional Sesc Gurupi, que fica no Setor Engº Waldir Lins. Foram oferecidas 20 vagas totalmente gratuitas. Informações pelo telefone (63) 3212-9954.

 

Sobre a oficina

“A oficina pretende incitar no participante uma consciência circense criativa. Usando técnicas como acrobacia de solo e aérea, para dar suporte a uma metodologia de criação que tem como fim a elaboração da escrita de cenas circenses. O circo atual cada vez mais se aprofunda na ideia da escrita para o circo, na elaboração de seus personagens, seus autores, seus clássicos, tal como há no teatro, o Shakespeare, na dança o Lago dos Cisnes; para tanto algumas escolas, grupos e Cias de circo, principalmente na Europa, vem buscando tornar seus espetáculos em peças escritas. Através de métodos específicos a oficina irá extrair dos participantes o desenvolvimento desta escrita voltada para o circo; tal como a elaboração e execução das cenas escritas”.

 

Objetivos da oficina

Apresentar uma visão geral sobre a historicidade do circo; conduzir a formulação da escrita para cenas de circo; incitar a reflexão acerca das novas propostas estéticas no circo; oferecer métodos de aquecimento e preparação física para as práticas circenses; e elaborar as cenas escritas durante a oficina. O público-alvo pode ser qualquer pessoa acima de 12 anos, com ou sem deficiência, interessadas em circo.

 

Bruno Carneiro

Formou-se pela Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro em 2010, nas modalidades de contorção, acrobacia de solo e trapézio simples. É cofundador do Grupo Circondríacos e fundador da Cia Bruno Carneiro; participou de festivais de circo e teatro em várias cidades do Brasil e Europa com espetáculos, números e ministrando oficinas. Tem seu trabalho reconhecido por Cias como ARCHAOS (França), Carroça de Mamulengos, Circo Interativo, Circundando (Porto Rico), Corpos Acrobatic (Holanda), Intrépida Trupe, Irmãos Brothers, Teatro de Anônimo, entre outros. Estudou dança na Escola de Dança Angel Vianna; e ministrou aulas para a Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro. 

 

Sesc Dramaturgias

O Sesc dramaturgias promove o estudo da dramaturgia em diversos aspectos: texto, corpo, movimento, iluminação cênica, circo e dança. Idealizado como uma estratégia para valorizar a relação de artistas e grupos teatrais com o texto dramático, a proposta foi atualizada, em 2015, no sentido de alcançar um conceito ampliado de "dramaturgia" e, consequentemente, se tornar mais atrativa para a clientela do Sesc e para o público. Com as suas oficinas, oferece uma opção relevante de formação cultural aliada com a produção cênica contemporânea, visando estimular a produção artística nacional e regional, conforme a diretriz da Política de Cultura do Sesc.

 

A oficina “Circo de Criação, da técnica à cena”, por Bruno Carneiro (RJ), pelo Módulo Circo do Projeto Sesc Dramaturgias, será realizada das 14h às 18h entre os dias 14 e 18 de outubro na Unidade Operacional Sesc Gurupi (Setor Engº Waldir Lins). Informações pelo telefone (63) 3212-9954.

 

Serviço

Cultura – Sesc em Gurupi

Ação: Realização da oficina “Circo de Criação, da técnica à cena”, por Bruno Carneiro (RJ) pelo Sesc Dramaturgias 2019

Data: de 14 a 18 de outubro

Horários: 14h às 18h

Local: Unidade Operacional Sesc Gurupi (Setor Engº Waldir Lins)

Informações: (63) 3212-9954

 

Imagem disponível para download em: https://bit.ly/2VcnEvi

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias