Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Aluna do Carrossel leva 3º lugar em torneio de Judô em São Paulo

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 03/10/2019 às 11:01:27

Aluna do Carrossel leva 3º lugar em torneio de Judô em São Paulo

 

Uma grata surpresa no Sesc em Palmas. A atleta Kamila Ibiapina de Souza Durão, de 11 anos, obteve o 3º lugar na categoria sub-11 Feminino Meio-médio 40kg na Copa Interestadual de Judô Prof. Hirosi Minakawa, realizado na Hebraica, em São Paulo (SP), no último dia 15 de setembro. Aluna do Projeto Carrossel do Centro de Atividades da 502 Norte, ela é bolsista nas aulas de Judô devido ao seu destaque no Projeto. Essa é mais uma história vencedora que você lê aqui no Sesc. Informações pelo telefone (63) 3212-9946.

 

Kamila Ibiapina, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, é filha de Glaciane da Silva Durão, 40 anos, formada em Letras com especialização em Língua Portuguesa e Literatura, natural de Porangatu (GO), casada com Mario Ibiapina de Souza, 44, ensino médio completo, instrutor de trânsito, natural de Peixe (TO). O casal mora em Palmas há 19 anos. A atleta começou a competir no ano passado, quando foi campeã estadual do ranking sub-11 Feminino Meio-médio menos de 40 kg. Já participou de competições em Ji-paraná (RO), Imperatriz (MA) e Curitiba (PR).

 

No torneio em São Paulo ela fez três lutas e venceu duas. “Quando eu recebi a notícia do sensei (professor) que eu tinha conseguido medalhar, eu fiquei muito feliz”, disse. Ela participa do Carrossel nas segundas, quartas e sextas-feiras no período da tarde, já que estuda regularmente pela manhã. A opção foi apresentada pelos pais em 2016 depois de ouvirem uma colega da mãe falar sobre o Projeto e pelas suas boas referências.

 

Questionada sobre porque escolheu o judô como atividade esportiva, ela foi precisa e confiante: “Porque o judô, além de me ajudar fisicamente, ele também prepara a gente mentalmente. Nas aulas, o sensei ensina a não fazer as coisas erradas, a estudar”, falou.

 

E ela, do alto dos seus 11 aninhos, deixa uma dica valiosa para outras pessoas, criança e adultos que pensam em praticar algum esporte. “Se você for fazer algum esporte, não necessariamente o judô, se entregue, de coração, de verdade. Porque se você for fazer só por fazer, que com isso você irá fazer viagens, fazer competições, não. Faça porque você gosta, porque se você for fazer só por isso, você não vai levar nada, vai ser só tempo perdido”, alertou.

 

Sobre o que o Projeto Carrossel representa na sua vida ela adiantou: “não é só uma forma de ocupar as minhas tardes ou para atingir o meu peso, mas também uma forma de conhecer outras pessoas, fazer novas amizades”, revelou.

 

Agora é a mãe que justifica a importância do Projeto Carrossel na vida da filha atleta: “Foi muito importante porque ela não praticava nenhuma atividade física, começou no judô e o sensei a convidou para treinar junto com a turma da noite e por aí ela foi desenvolvendo o gosto, começou a treinar mais forte e a participar de competições. Mudou muita coisa na vida ela, desde a socialização, a prática de atividades esportivas, só somou em todos os aspectos. Só veio a contribuir”, garantiu a mãe.

 

A Kamila agora é só motivo de orgulho para os pais. “Desde que entrou em 2016 até hoje, ela evoluiu muito em todos os aspectos. Emocional, social, física e intelectual também. Obrigado ao Sesc e ao Projeto Carrossel por tudo”, agradeceu a mãe coruja.

 

A Supervisora do Projeto Carrossel destacou a dedicação de Kamila no esporte que ela adotou. “De acordo com o desenvolvimento e comprometimento dela e com a ajuda do professor Matheus Alves, o resultado não poderia ser outro, a não ser o pódio. Ela é uma garota super comprometida, com diversas habilidades e isso é motivo de alegria para todos nós do Sesc”, afirmou Charlene Nunes.

 

Projeto Carrossel

O Carrossel é um projeto social do Sesc Tocantins, realizado por meio da Coordenadoria de Esporte, e tem como objetivo atender crianças de 07 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social, priorizando os desenvolvimentos pessoal e social com atividades esportivas como natação, judô, capoeira, jogos de salão (dama, xadrez e dominó), futsal, handebol, basquete e vôlei; educativas com a realização de palestras com temas atuais na área da criança e do adolescente; e culturais, com o teatro. Funciona no Centro de Atividades (502 Norte) às segundas, quartas e sextas-feiras das 08h às 11h30 e das 14h às 17h30. E no Tênis Sesc (Aureny III), às terças, quintas e sextas-feiras, das 08h às 11h30 e das 14h às 17h30.

 

Serviço

Esporte – Sesc em Palmas

Ação: Aluna do Projeto Carrossel fatura 3º lugar em campeonato de Judô em São Paulo (SP)

Informações: (63) 3212-9946

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2o8cETx  

 

www.sescto.com.br  

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto  

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias