Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Última semana da Exposição sobre Bispo do Rosário no Sesc em Palmas

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 23/09/2019 às 14:04:23

Última semana da Exposição sobre Bispo do Rosário no Sesc em Palmas

 

Com um acervo que tornou-se até patrimônio cultural do Brasil, “O Grande Veleiro”, exposição de arte contemporânea itinerante sobre a vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989) chega à sua última semana no hall da Escola no primeiro piso do Centro de Atividades Sesc Palmas, que fica na 502 Norte. Também educativa, a exposição convida o público a interagir, por meio de estações sensoriais, com os diversos elementos que constituem a vida e a obra poética do artista. A visitação pública gratuita continua aberta até o dia 30 de setembro. Informações e visitas mediadas pelo telefone (63) 3212-9922.

 

A exposição itinerante “O Grande Veleiro”, que tem curadoria pedagógica do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, apresenta de modo educativo e interativo, a vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário por meio de módulos que formados, cada um, por núcleos autoportantes com duas ou três peças de 2,40mx3m.

 

A mostra apresenta Correntes Marítimas do Conhecimento, Mapa da Passagem de Bispo pela Terra, Lounge de Leitura, exibição do filme O Prisioneiro da Passagem e Espaço do Brincar com a Caixa dos Escolhidos.

 

O objetivo da exposição é de complementar o programa pedagógico a que se propõem o projeto Caixa dos Escolhidos, material educativo em formato de caixa de conhecimento, que utiliza os jogos como estratégia de educação para a formação cultural. Tendo como eixo principal a vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, a exposição contribui de forma lúdica com a contextualização de suas singularidades, possibilitando um espaço para o desenvolvimento de atividades educativas e recreativas interdisciplinares, atuando entre literatura, música, arte popular, história, história da arte, ciências e pedagogia.

 

O público-alvo são crianças, jovens e adultos que frequentam os espaços do Sesc em diversas localidades do Brasil; professores, pedagogos e demais profissionais de arte-educação de escolas e unidades do Sesc e de escolas visitantes e a comunidade destes espaços.

 

Arthur Bispo do Rosário

Consta, no registro da Marinha de Guerra do Brasil, de 1929, o nascimento de Bispo do Rosário no dia 14 de maio de 1909, em Minas Gerais. Os pais: Adriano Bispo do Rosário e Blandina Francisca de Jesus. Na ficha de empregado da Light, onde Bispo trabalhou, está anotada a data de 16 de março de 1911, a naturalidade em Sergipe e a mesma filiação. No registro na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, em Japaratuba, consta o batismo de uma criança de três meses, nomeada Arthur, no dia 5 de outubro de 1909. Os pais: Claudino Bispo do Rosário e Blandina Francisca de Jesus. (Fonte e mais sobre o artista em http://museubispodorosario.com/bispo/obra-vida/ ).

 

A exposição “O Grande Veleiro”, sobre a vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), será encerrada neste dia 30 de setembro no hall da Escola no primeiro piso do Centro de Atividades de Palmas (502 Norte). Visitação gratuita das 08h às 18h. Informações e visitas mediadas pelo telefone (63) 3212-9922.

 

Serviço

Cultura – Sesc em Palmas

Ação: Última semana da Exposição “O Grande Veleiro”, sobre a vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989)

Local: hall da Escola no primeiro piso do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

Horário: das 8h às 18h

Entrada: gratuita

Visitação: até 30 de setembro de 2019

Informações e visita mediada: (63) 3212-9922

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2mnLln6

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias