Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

CineSesc exibe documentário Hotxuá em Palmas, Araguaína e Gurupi

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 11/09/2019 às 14:26:33

CineSesc exibe documentário Hotxuá em Palmas, Araguaína e Gurupi

 

Nessa segunda semana de setembro, o CineSesc exibe o documentário “Hotxuá” (Brasil/2012). A classificação indicativa é livre e as sessões gratuitas acontecem às 19h nos dias 13 e 14, sexta-feira e sábado, respectivamente, em Araguaína e Gurupi. Em Palmas, o filme integrou a programação da Aldeia Jiquitaia no último dia 11. Informações pelo telefone (63) 3212-9915.

 

Confira a seguir, o resumo do filme, locais, datas e horários de exibição:

 

“Hotxuá (Brasil/2012) – Os índios Krahô também são conhecidos por outras tribos como “Os Senhores do Cerrado”, a grande floresta de savana brasileira, que eles lutam para preservar e manter intacto. Os Krahôs têm dois caciques, cada um representando um partido. Duas vezes por dia, promovem uma corrida de toras entre os partidos, para garantir o equilíbrio do ambiente. É importante que nenhum deles ganhe sempre e que a competição seja motivo de fortalecimento e união para todos. Três crenças são primordiais na cultura Krahô:

a harmonia da natureza, a força das plantas e a celebração à vida. Eles consideram que a natureza se divide entre o partido do sol (wakmiyé) e o partido do úmido (katamiyé) e as duas forças são complementares. Os Krahô acreditam que as plantas foram presentes de Caxekwyj, uma estrela que veio do céu e trouxe as sementes. Depois, a estrela se transformou em moça e ensinou o povo a plantar e comer os frutos da terra. Um dia, um índio chegou à roça e as plantas estavam dançando e elas o ensinaram a festejar. Apesar de toda alegria, a tribo krahô também sofre. Eles temem o cultivo desmedido da soja que promove o desmatamento das áreas no entorno do cerrado onde fica a reserva indígena, destruindo a paisagem sagrada e rica de diversas espécies de animais e plantas nativas. Lamentam o uso de agrotóxicos que envenenam os animais, a terra e as águas e se preocupam com a possível construção de uma barragem que pode alagar os terrenos férteis e acabar com a agricultura deles e da população ribeirinha. Não entendem o motivo da ganância que leva os homens a quererem extrair mais da Terra, exaurindo-a.

 

O documentário tem a direção de Letícia Sabatella e Gringo Cardia, 1h10 minutos de duração e classificação indicativa livre.

 

Palmas (Aldeia Jiquitaia) – 11/09 – às 19h

Araguaína e Gurupi – 13 e 14/09 – às 19h.

 

O CineSesc de Araguaína e Gurupi exibe o documentário “Hotxuá” (Brasil/2012). A classificação indicativa é livre e as sessões gratuitas acontecem às 19h nos dias 13 e 14 de setembro. Informações pelo telefone (63) 3212-9915.

 

Serviço

Cultura – CineSesc Araguaína e Gurupi

Filme: “Hotxuá” (Brasil/2012)

Datas: 13 e 14 de setembro

Horário: 19h

Entrada: gratuita

Classificação: livre

 

Informações: (63) 3212-9915

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2kflwFh

 

Trailer disponível: https://bit.ly/2lQ7Xw9

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias