Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Música, oficinas, cinema e artes visuais no 2º dia da Aldeia Jiquitaia

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 09/09/2019 às 10:02:34

Música, oficinas, cinema e artes visuais no 2º dia da Aldeia Jiquitaia

 

A Aldeia Jiquitaia – a Mostra Cultural do Sesc Tocantins – que acontece de 09 a 14 de setembro em Palmas, apresentará neste dia 10 de setembro, terça-feira, música com o Grupo Instrumentaris, que destilará muito chorinho a partir das 16h30 com um percurso partindo do Centro de Atividades da 502 Norte, passando pela sede administrativa da Fecomércio/Sesc na Avenida Teotônio Segurado na 301 Norte, e indo até o Camelódromo. E continuando a partir das 18h no Parque dos Povos Indígenas; a oficina “De professor e palhaço todo mundo tem um pouco”, com o ator/palhaço Richard Riguetti (RJ), das 8h30 às 12h30 no Teatro Sesc Palmas do Centro de Atividades; a oficina de crítica teatral “Des-Pensar a Crítica de Teatro”, por Luciana Romagnolli, das 14h30 às 18h30 na Sala de Música do Centro de Atividades. Depois, mais música com o show da banda Café Blues Band, às 18h no pergolado do Centro de Atividades; cinema com exibição da animação “Tito e os Pássaros”, às 19h no Tênis Sesc Palmas, que fica no Jardim Aureny III; e finalizando o segundo dia com a abertura da exposição coletiva “Afrobrasilidades no Tocantins: Narrativas, Memórias e Resistências”, às 19h na Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades. Em sua 12ª edição, todas as ações do território da Arte e da Cultura são gratuitas. Os ingressos estarão disponíveis a partir das 18h na bilheteria do Teatro. Informações pelos telefones (063) 3212-9949 ou 3212-9954.

 

Instrumentaris (TO)

O Grupo Instrumentaris, um dos primeiros grupos de música instrumental de Palmas, surgiu em 2003 de uma ideia de dois amigos, estudantes de música. As primeiras apresentações foram em saraus, Mostra de Cultura, Fóruns, entre outros. Ainda em 2003, surgiram as oportunidades de realizarem eventos particulares, dos mais variados tipos, inclusive convites para se apresentarem de forma regular na noite palmense. Em 2008 participou da etapa de Palmas (TO) do projeto nacional patrocinado pela Petrobrás, denominado Choro Expresso, o qual levava a várias capitais músicos instrumentistas consagrados para divulgar o chorinho e dividir o palco com grupos instrumentais das cidades escolhidas, promovendo a interação. Em 2009, junto com o grupo Esporão de Arraia, idealizou e produziu o 1º Encontro de Músicos e Grupos de Choro do Tocantins, sendo também uma das atrações do evento. Em 2019, teve uma nova edição do encontro, e novamente o grupo Instrumentaris se fez presente. Apresentou-se nas comemorações do aniversário de Palmas nos anos de 2006 e 2009 e participou por quatro vezes como atração musical do evento anual promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Tocantins, o Salão do Livro.

 

Atualmente, o grupo tem como instrumentos a flauta, o sax, o cavaquinho, violão de sete cordas e percussão. Os integrantes são: Nilson Adriano – flauta, sax – iniciou seus estudos de música aos 12 anos em 1997. Estudou no Centro de Criatividades do Espaço Cultural em Palmas, Canto Coral, Teoria Musical, Violão Clássico e Popular, Iniciação ao Piano, e Iniciação à Flauta Transversal. Anos mais tarde, a partir de 2003, lecionaria nesta mesma instituição os cursos de Iniciação ao Violão e Piano, Teoria Musical, e Sub-regente do Coral Municipal de Palmas até fevereiro de 2006. Após esse período, ministrou violão Popular pela Prefeitura de Palmas através do Projeto Salas Integradas em 2006 e Flauta Transversal pela AAFETO em 2009.

 

JR 07 Cordas – violão de seis e sete cordas. Autodidata, é músico profissional há 20 anos. Ministra aulas em instituição privada na cidade.  Apresenta-se na noite palmense acompanhando os melhores intérpretes da cidade. 

 

Douglas Pagodeiro – Percussionista.  Autodidata, é músico profissional há 20 anos.

 

Café Blues Band (TO)

Formada no final dos anos 1990, em Palmas, foi a primeira banda da capital e provavelmente do estado, dedicada exclusivamente ao blues. Nesses poucos mais de 20 anos, a Banda apresenta um repertório que contempla desde os clássicos do blues americano e britânico até canções autorais, sendas estas, cantadas em português. Nesses anos a Banda colecionou apresentações memoráveis dentro e fora do estado, tanto em teatros, casas noturnas e festivais. A banda já passou por diversas formações. Em 2017, realizou no Teatro do Sesc Palmas, um show em comemoração aos 20 anos com os membros originais. No entanto, atualmente, o time é formado por: Carlos Jamaica – band leader, guitarra e voz; e Daniel Oliveira – teclados, tendo no contrabaixo e na bateria sempre amigos convidados.

 

Filme Tito e os pássaros

Sinopse – Com a direção de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto Dias, 1h13 minutos de duração, classificação livre, a animação conta a história de um menino que é responsável, junto com seu pai, por achar a cura para uma doença que é contraída após a pessoa tomar um susto.

 

“Afrobrasilidades no Tocantins: Narrativas, Memórias e Resistências”

A Exposição Coletiva “Afrobrasilidades no Tocantins: Narrativas, Memórias e Resistências”, será aberta às 19h na Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades Sesc Palmas da 502 Norte, com a participação de vários artistas e trabalhos em linguagens diversas. Artistas Participantes: Angélica Lima; Biannca Alencar; Cacuda; Edivan Ribeiro; Emerson Silva; Fernando Amorin; Flávio Dionísio; Helen Lopes; Jeferson; Marcos Dutra; Patrick; Roleta; e Viviane Pereira.

 

Aldeia Jiquitaia

É uma mostra cultural realizada anualmente pelo Sesc Tocantins e que reúne atrações nas mais variadas áreas do fazer artístico e cultural, como espetáculos teatrais, circenses, dança, cinema, shows musicais, performances, além de oficinas variadas. Toda a sua programação você poderá acompanhar no site www.sescto.com.br.

 

A Aldeia Jiquitaia, que acontecerá de 09 a 14 de setembro no Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte) e outros locais, segue nesse dia 10 de setembro com oficinas, música, exposição de artes, cinema e espetáculo teatral em locais e horários variados. A programação completa poderá ser acessada no site www.sescto.com.br. Entrada gratuita para todas as atividades. Informações pelos telefones (063) 3212-9949 ou 3212-9954.

 

Serviço

Cultura – Sesc em Palmas

Ação: Programação do 2º dia da Aldeia Jiquitaia 2019

Data: 10 de setembro

 

Atração 1: Grupo Instrumentaris (TO)

Horário: a partir das 16h30

Local: percurso partindo do Centro de Atividades (502 Norte), passando pela sede administrativa do Sesc/Fecomércio na Av. Teotônio Segurado (301 Norte), e indo até o Camelódromo. E continuando a partir das 18h no Parque dos Povos Indígenas.

 

Atração 2: Banda Café Blues Band (TO)

Horário: às 18h

Local: pergolado do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

 

Atração 3: Exibição da animação “Tito e os Pássaros”

Horário: às 19h

Local: Tênis Sesc Palmas (Jardim Aureny III)

Vídeo disponível: https://bit.ly/2kttYRk

 

Atração 4: abertura da exposição coletiva “Afrobrasilidades no Tocantins: Narrativas, Memórias e Resistências”

Horário: às 19h

Local: Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades (502 Norte)

 

Entrada: gratuita

 

Programação completa: www.sescto.com.br

 

Imagens disponíveis para download em: https://bit.ly/2L18Par   

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias