Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Cortejo, teatro e música marcam início da Aldeia Jiquitaia

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 06/09/2019 às 17:44:08

Cortejo, teatro e música marcam início da Aldeia Jiquitaia

 

A Aldeia Jiquitaia, o território da Arte e da Cultura irá invadir Palmas novamente! A Mostra Cultural do Sesc Tocantins, que será realizada de 09 a 14 de setembro na Capital, trazendo diversas e variadas ações e capacitações culturais para todos os tocantinenses, abre nesta segunda-feira, dia 09 de setembro, a sua 12ª edição com a música instrumental do grupo 3 Matutos e 1 Arigó, das 6h30 às 8h na Estação Apinajé na 101 Norte, na Avenida Joaquim Teotônio Segurado; depois com o Cortejo Jiquitaia, com a Cia de Circo Os Kako, a música do Projeto Veredas, da Fanfarra do Colégio Estadual São José e do grupo 3 Matutos e 1 Arigó, às 17h na Avenida JK, partindo do Banco Santander até a Banca de Revistas do George; e o espetáculo teatral ‘Processo de Conscerto do Desejo’, com o ator Matheus Nachtergaele, com sessões às 19h e às 21h no Teatro Sesc Palmas do Centro de Atividades da 502 Norte. Os ingressos, gratuitos, estarão disponíveis a partir das 13h na bilheteria do Teatro. Informações pelos telefones (063) 3212-9949 ou 3212-9954.

 

03 Matutos e 01 Arigó (TO)

O 3 Matutos e 1 Arigó é um projeto de música instrumental que tem por objetivo a expressão musical do Norte e Nordeste aliada ao jazz, ao unir ritmos populares como forró, baião, maxixe, xote com a linguagem do jazz, o grupo conseguiu conquistar o público e crescer na cena instrumental dentro e fora do Tocantins, de uma forma alegre e criativa bem característica destas regiões brasileiras. O grupo conta com quatro integrantes: Ceará (baixo), Michel (guitarra), Ivanilzo (bateria) e Tarcisio (teclado).

 

Cortejo Jiquitaia

O Cortejo Jiquitaia abrirá oficialmente a Aldeia Jiquitaia 2019, com as participações de atrações circenses, com a Cia de Circo Os Kako; e musicais, com o Projeto Veredas, a Fanfarra do Colégio Estadual São José e o grupo 3 Matutos e 1 Arigó. Seu trajeto será iniciado às 17h na Avenida JK, partindo do Banco Santander e indo até a Banca de Revista do George, próxima à Praça dos Girassóis.

 

Espetáculo ‘Processo de Conscerto do Desejo’, com Matheus Nachtergaele (SP)

‘Processo de Conscerto do Desejo’ traz à luz os versos de Maria Cecília Nachtergaele, mãe do ator que se matou quando ele tinha apenas três meses. O repertório musical afetivo dá o tom do espetáculo, que circulou pelos mais importantes festivais de cultura do Brasil. Matheus Nachtergaele foi indicado como Melhor Ator nos prêmios Cesgranrio e Shell em 2016.

 

Sinopse

Matheus Nachtergaele recita poesias escritas por sua mãe, Maria Cecília, morta em 1968, e relembra músicas de que ela gostava. Na homenagem, o ator é acompanhado pelos músicos Luã Belik, ao violão, e Rafael Belo, no violino.

 

Matheus Nachtergaele

Matheus Nachtergaele é um ator e diretor brasileiro com intensa atuação no teatro, cinema e televisão. Iniciou sua carreira teatral com o cultuado diretor paulista Antunes Filho, em 1989. No ano seguinte, ingressou na Escola de Arte Dramática (USP-SP), e logo estreou nos palcos profissionalmente.

 

Com o Teatro da Vertigem o grupo, fundado em 1992 e dirigido por Antônio Araújo, protagonizou os espetáculos Paraíso Perdido e O Livro de Jó, recebendo por estas atuações prêmios de melhor ator, entre eles os prêmios Shell, Mambembe e APCA. Em seguida, atuou nos espetáculos Da Gaivota, Woyzeck, o Brasileiro e A Controvérsia, todos premiados e bem recebidos pelo público e pela crítica especializada.

 

Nos cinemas, estreou sob a direção de Bruno Barreto, em 1997, com o filme O que é isso, Companheiro?. Desde então, Matheus atuou em cerca de trinta filmes de longa-metragem, como Central do Brasil e O Primeiro Dia, de Walter Salles Jr, O Auto da Compadecida e O Bem Amado, de Guel Arraes, Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Amarelo Manga, Baixio das Bestas e Febre do Rato, de Claudio Assis. Por estes e outros trabalhos recebeu inúmeros prêmios como ator, incluindo APCAs, dois Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e outros muitos em Festivais de Cinema, como o Cine PE, Cine Ceará, e Festival do Rio.

 

Fez sua estreia cinematográfica em 2008, como roteirista e diretor do longa-metragem A Festa da Menina Morta, exibido na mostra UnCertainRègard, na Seleção Oficial do Festival de Cannes. O filme recebeu diversos prêmios em várias categorias em festivais de cinema no Brasil e no exterior. E no conceituado Festival de Chicago, no Festival de Cinema de Gramado e no Festival do Rio, Matheus Nachtergaele recebeu o prêmio de Melhor Diretor.

 

Na televisão atua continuamente em produções da Rede Globo de Televisão. Nesta seara, destacam-se trabalhos como Hilda Furacão, Os Maias, Decamerão, Ó Paí, ó!, Da Cor do Pecado, América, Cordel Encantado e no remake de Saramandaia, estrelando como o 'Seu Encolheu'.

 

Em 2014, foi convidado pelo grupo Entre & Vista para dirigir o espetáculo O País do Desejo do Coração, de Wiliam B. Yeats na cidade de Tiradentes. No cinema, lança o filme Trinta, com direção de Paulo Mackline. Com a estreia a Série Zé do Caixão no Canal Space, em seis episódios com direção de Vitor Mafra, em novembro de 2015, colheu elogios da crítica por sua interpretação como o cineasta José Mojica Marins.

 

Em 2015, foi premiado como Melhor Ator, no Festival de Cinema de Gramado, com o longa-metragem Big Jato. Também atuou em Mãe Só Há Uma (2014), da diretora Anna Muylaert. Protagonizou e foi premiado no curta Quando Parei de Me Preocupar com Canalhas, de Tiago Vieira. Também filmou em Buenos Aires (2015), com Lucrecia Martel, o longa-metragem Zama, que será lançado em 2017.

 

Matheus Nachtergaele ultimamente pode ser visto na televisão em trabalhos como Carcereiros, Filhos da Pátria, Cine Holliúdy. O ator que em 2017 filmou em Pernambuco o longa Piedade, de Cláudio Assis, voltou ao estado em 2019 para filmar o longa Carro Rei de Renata Pinheiro.

 

Ficha Técnica

Concepção e atuação: Matheus Nachtergaele; textos: Maria Cecília Nachtergaele; violão e arranjos: Luã Belik; violino: Rafael Belo; design som/operação de som: Andrea Zeni; iluminação: Orlando Schaider; contra regra/camareira: Cedeli Martinusso; corpo: Natasha Mesquita; voz: Célio Rentroya; artes visuais: Cláudio Portugal e Karina Abicalil; mídias sociais: Rodrigo Pires; direção de produção: Miriam Juvino; produção executiva: Valéria Luna; assessoria jurídica: Lilian Santiago (Coarte);  assessoria de comunicação: Passarim Comunicação; realização: Pássaro da Noite.

 

Aldeia Jiquitaia

É uma mostra cultural realizada anualmente pelo Sesc Tocantins e que reúne atrações nas mais variadas áreas do fazer artístico e cultural, como espetáculos teatrais, circenses, dança, cinema, shows musicais, performances, além de oficinas variadas. Toda a sua programação você poderá acompanhar no site www.sescto.com.br.

 

A Aldeia Jiquitaia, que acontecerá de 09 a 14 de setembro no Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte) e outros locais, começa no dia 09 de setembro com música, cortejo e teatro. A programação completa poderá ser acessada no site www.sescto.com.br. A entrada é gratuita para todas as atividades. Informações pelos telefones (063) 3212-9949 ou 3212-9954.

 

Serviço

Cultura – Sesc em Palmas

Ação: Abertura da Aldeia Jiquitaia 2019

Data: 09 de setembro

 

Atração 1: Grupo 3 Matutos e 1 Arigó

Horário: das 6h30 às 8h

Local: Estação Apinajé (101 Norte, Av. Joaquim Teotônio Segurado)

Vídeo disponível: https://bit.ly/2uuaWKQ

 

Atração 2: Cortejo Jiquitaia com a Cia Os Kako, o Projeto Veredas, a Fanfarra do Colégio Estadual São José e o grupo 3 Matutos e 1 Arigó

Horário: às 17h

Local: Avenida JK (partindo do Banco Santander até a Banca de Revista do George)

 

Atração 3: Espetáculo teatral ‘Processo de Conscerto do Desejo’, com o ator Matheus Nachtergaele (SP)

Horários: às 19h e às 21h

Local: Teatro Sesc Palmas (Centro de Atividades da 502 Norte)

Entrada: gratuita

Vídeo disponível: https://bit.ly/2k5paBu

 

Programação completa: www.sescto.com.br

 

Imagens disponíveis para download em: https://bit.ly/2L18Par   

Crédito da foto do Matheus Nachtergaele: Marcos Hermes

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias