Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Matheus Alves, de aluno a professor de Judô do Projeto Carrossel do Sesc

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 03/09/2019 às 14:14:30

Matheus Alves, de aluno a professor de Judô do Projeto Carrossel do Sesc

 

O Sesc transforma vidas. E para melhor, diga-se! Exemplo claro é a história do judoca Matheus Benício Alves. Ele entrou no Projeto Carrossel no Tênis Sesc Palmas, que fica no Jardim Aureny III, aos nove anos de idade e hoje, aos 19, é professor de judô no Projeto. Está cursando Educação Física na Capital e é o atual campeão tocantinense de Judô na categoria sub-21. Essa é mais uma – de milhares – das histórias fantásticas que brotam no Sesc e que você irá conhecer agora.

 

A vida do Matheus Alves tinha tudo para dar errado. Filho de pais separados, afrodescendente e de família de baixa renda. Tudo começou a mudar quando ele, aos nove anos, entrou para o Projeto Carrossel. “Na época, eu tinha nove anos, e cheguei para a minha mãe e falei que queria praticar futebol. Aí ela foi procurar no Sesc e acabou achando o Projeto Carrossel, que tem várias modalidades esportivas. Ela gostou, viu que tinha muito esporte ali e arrumou uma vaga lá para mim”, disse.

 

Sobre como o Judô entrou em sua vida, ele explicou: “Eu gostei da área da luta, de lutar em pé, de lutar no joelho, no solo, e assim, o professor sensei Celso gostou de mim também e acabou me fazendo aproximar mais ainda do judô, e as aulas dele eram muito boas e eu fui gostando muito das suas aulas”.

 

Matheus Alves revelou ainda que quando criança já tinha o sonho de trabalhar com crianças utilizando o esporte como ferramenta social de transformação. “Desde criança eu falei para minha mãe que queria trabalhar na área de esporte, dando aulas para a criançada. Meu sonho mesmo era e é ser professor de Educação Física. E hoje estou fazendo a faculdade de Educação Física e já estou trabalhando na área do judô”, destacou.

 

Quando ao Projeto Carrossel, seu alcance social, sua importância em mudar para melhor a vida das crianças da periferia, Matheus Alves não hesitou: “o Projeto Carrossel é uma coisa que pode salvar muitas vidas, da criançada, porque geralmente as crianças, ao invés de estarem nas ruas, estão aqui no Projeto Carrossel, aprendendo a praticar esportes, em um lugar em que elas podem realmente realizar os sonhos delas. Então, o Projeto Carrossel acaba ajudando muitas pessoas, muitas crianças, e assim é um Projeto muito bom que faz aproximar as crianças, onde elas realmente podem ter um sonho, tipo como foi o meu caso, eu conheci o Projeto Carrossel e foi ali que eu realmente comecei a pensar no que eu queria para a minha vida e que foi – e é – trabalhar com o esporte”, ressaltou.

 

Questionado sobre o que o Sesc mudou na vida dele, Matheus Alves foi direto. “O Sesc mudou bastante a minha vida. Eu realmente não sabia quem queria ser sem o Sesc. E o Sesc acabou me fazendo aproximar aqui, acabei gostando muito do Sesc. Comecei no judô aqui no Sesc e hoje estou aqui trabalhando como professor. O Sesc acabou ajudando muito a minha vida, a minha família”, afirmou.

 

Para todos os pais, o professor de judô fez questão de deixar uma mensagem. “Os pais devem procurar um lugar onde há esporte para seus filhos, porque o esporte ajuda no desenvolvimento deles, a disciplina, o respeito, a educação, então, o esporte ajuda bastante a criançada, independente de qualquer área que você colocar a criança”, pontuou.

 

Hoje, solteiro e morando com a mãe e um irmão, é professor de judô atendendo cerca de 250 alunos, semanalmente, pela manhã e à tarde, nas unidades Sesc de Palmas, quais sejam: o Centro de Atividades, da 502 Norte e o Tênis Sesc, no Aureny III. Participa de competições regionais e nacionais de judô, tendo na bagagem o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Judô em Brasília (DF) em 2017 e é o atual campeão geral tocantinense de judô na categoria sub-21.

 

Para finalizar, Matheus Alves foi só agradecimentos. “Eu agradeço muito ao Sesc, só de ter criado o Projeto Carrossel, porque é um projeto que melhora bastante a vida das crianças. E eu nunca imaginei que um dia eu seria professor no Projeto Carrossel. Agradeço também aos professores do Projeto, o pessoal do Sesc, o presidente, porque só de praticar o Projeto Carrossel é muito bom, e os pais que conhecem, realmente sabem como é bom estar aqui, em um lugar melhor do que ficar na rua, fazendo as coisas erradas. Então, o Projeto Carrossel tira você dessas coisas ruins e te aproxima para você aprender mais coisas aqui, amor, carinho, respeito e disciplina”, concluiu.

 

Serviço

Institucional – Sesc em Palmas

Ação: A história do ex-aluno e hoje professor de Judô do Projeto Carrossel

Informações: (63) 3212-9968

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/30J2Tth

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias