CULTURA – Feira Literária do Sesc Tocantins começa segunda-feira em Palmas

Em 24/11/2021 às 17:24:46  - Atualizado em 25/11/2021 às 10:38:51

A primeira edição da FLITO – Feira Literária do Sesc Tocantins na capital tocantinense, começa nesta segunda-feira, dia 29 de novembro e vai até o dia 03 de dezembro. Estão previstas troca de livros e gibis, narração de história, debate literário, clube de leitura oficinas e mostra. Diferente da edição de abril que foi apenas de forma online, agora a FLITO terá a programação de forma presencial no Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte) e também online pelo Facebook e Youtube do Sesc Tocantins. Quem quiser ajudar poderá contribuir com um quilo de alimento não perecível, que será repassado ao programa Mesa Brasil e doado a famílias carentes da capital. Informações pelo telefone (63) 3212-9909 ou pelo email cultura@sescto.com.br.

 

As ações culturais do Sesc têm o objetivo de democratizar o acesso da comunidade em geral. Com a criação da FLITO, a instituição pretende levar ainda mais opções de cultura para os tocantinenses. A Feira Literária do Sesc Tocantins tem como principal objetivo, o de incentivar a leitura através de diversas atividades culturais. Dentro da programação da FLITO estão ações como troca de livros, oficinas, rodas de conversas, exibição de filmes, narrações de histórias entre outras realizações.

 

Confira a programação da FLITO – Feira Literária do Sesc Tocantins no Centro de Atividades do Sesc Palmas:

 

29/11

Mostra Literária “Hai-Kais”, Millôr Fernandes

Abertura: 09h

Sinopse: O jornalista, escritor, poeta, desenhista, dramaturgo, tradutor e frasista Millôr Fernandes (1924-2012) produziu uma vasta obra, acessível e dotada de uma grande lucidez crítica. Utilizando quase sempre os recursos do humor, tornou-se um dos mais relevantes intelectuais da cultura brasileira. Esta mostra com seus hai-kais e desenhos é um aperitivo do

trabalho que esse artista genial nos deixou.

Entrada franca

 

Oficina - Ilustração para quem “não sabe” desenhar, com Ciro Aguiar.

Dias: 29/11, 30/11, 01/12, 02/12 e 03/12

Horário: 19h às 21h

Carga horária: 10h

Inscrições: 26/11

Público-alvo: interessados em ilustração de livros, com ou sem experiência com desenho.

Número de vagas: 20

Link de inscrição: https://forms.gle/aMdGzfTxo5mGLbz6A

 

Sobre a oficina: A oficina utiliza a técnica da ilustração para unir literatura e artes plásticas. O objetivo é fazer você entender que "desenhar bem" pode estar muito mais ligado a uma percepção do que a uma técnica específica e que se você entende um texto tudo fica bem mais fácil. Na oficina o foco vai ser utilizar as habilidades que a pessoa já tem (e não sabe) de uma maneira atrativa e funcional criticamente, visualmente, narrativamente e criativamente. Os exercícios vão ser práticos e voltados para qualquer pessoa. De jovens a adultos (15 a 100 anos). Aqui você terá acesso à muita prática em exercícios de interpretação de texto literário, técnicas de desenho e criatividade.

 

Ciro é advogado, publicitário, jornalista, quadrinista, artista plástico e poeta. Nasceu em São Luís (MA), cresceu em Palmas (TO) e atualmente mora no Rio de Janeiro (RJ). Publicou o livro de poesias e minicontos Formiga formiga formiga e mais formigamentos e o álbum de quadrinhos A passeio. É graduado em Jornalismo e Direito. Tem uma extensa carreira como ilustrador e artista visual, atuando em dezenas de publicações e exposições individuais e coletivas.

 

 

Dia 30/11

Feira de Troca de Livros e Gibis - Hall de entrada C. A. Palmas

Horário: das 09h às 19h

 

Registro de saberes - A Biblioteca como espaço de práticas leitoras: a importância da seleção do acervo e da diversificação de obras e gêneros literários - com Ninfa Parreiras

Mediação: Adriana Dutra (Departamento Nacional do Sesc)

Horário: 17h - transmissão pelo YouTube e Facebook do Sesc/TO

 

O registro de saberes vai trazer conceitos e elementos históricos contextualizados. Tudo isso com exemplos de obras, de autores, de gêneros literários e de categorias de livros, bem como de práticas de mediações de leitura. Pretende-se mostrar a importância do espaço da biblioteca como aglutinador de ideias, de produções, de reflexões. Um espaço vivo, de trocas, de movimento, onde cada leitor, cada visitante se sinta motivado para manusear, ler, pesquisar, pegar livro emprestado e compartilhar leitura. Um local que acolha as demandas da comunidade e que ofereça mediações de leitura e oferta de acervo com a marca da diversidade que caracteriza a própria humanidade.

 

Ninfa Parreiras é autora de dezenas de livros publicados, muitos deles premiados, para todos os públicos - crianças, adolescentes e adultos. Professora de literatura, de criação literária e curadora de eventos culturais.

 

Adriana Dutra é Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Santa Úrsula, possui Pós em Marketing; Pós Administração Escolar e Coordenação Pedagógica; e Especialização em Tecnologias Educacionais pela PUC-Rio. Foi gestora das Bibliotecas da FIRJAN. Participou da coordenação do projeto "Nas Trilhas da Literatura", desenvolvido pela Academia Brasileira de Letras, Fundação SM e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), realizando formações destinadas a bibliotecários e auxiliares de biblioteca da Firjan.

Exerce como bibliotecária há mais de 20 anos, e atualmente está como analista da Gerência de Cultura do Sesc Departamento Nacional, atuando na coordenação da Rede Sesc de Bibliotecas.

 

Dia 01/12

Feira de Troca de Livros e Gibis - Hall de entrada C. A. Palmas

Horário: das 09h às 19h

 

Clube de Leitura - Um conto de Natal, Charles Dickens

Horário: 17h - Biblioteca do Centro de Atividades de Palmas (502 Norte)

Sinopse: A obra conta a história de Scrooge, um homem rabugento, frio e solitário, que não se preocupa com ninguém. No dia do natal, ele recebe a visita do fantasma de Marley, seu sócio já falecido. Ele avisa que Scrooge irá receber a visita de três espíritos: o Fantasma dos Natais Passados, o Fantasma do Natal Presente e o Fantasma dos Natais Futuros, que lhe mostrarão o quanto a generosidade pode ser a melhor escolha.

 

Charles Dickens nasceu em Landport, no condado de Hampshire, na Inglaterra, em 1812, mas mudou-se com a família para Londres em 1822. Já aos quinze anos, após deixar um emprego de escriturário em uma firma de advocacia, começou a fazer reportagens para um pequeno jornal londrino. Teve seu primeiro conto publicado em uma revista em 1833 e, a partir de então, escreveu diversos romances, publicados principalmente em forma de folhetim. Além de romances, escreveu contos, peças e artigos jornalísticos. Suas obras conquistaram prestígio ainda em sua época, levando-o a ser considerado o escritor inglês mais popular da Era Vitoriana. É autor de clássicos como Oliver Twist (1837-39), David Copperfield (1849) e Grandes esperanças (1860), entre outros. Dickens faleceu em junho de 1870.

 

Literatura na Biblioteca: Debate literário com os escritores Ronaldo Teixeira e Lucelita Maria, mediação Tácio Pimenta

Horário: 19h - transmissão pelo YouTube e Facebook do Sesc/TO

 

Enquanto Dora e Dores se apresenta numa narrativa simples, de efeito lento e imbuída de tecnologia ancestral (rezas, benzimentos, tradições); Transwebhumanas, se debruça nas dores da modernidade, com pílulas certeiras de efeito sintético e prolongado. na prática farmacêutica são substâncias que se retroalimentam, na tradição ancestral, depende do gesto da mão, do golpe de vista, do jeito que se vira a página, para o remédio fazer efeito e colateralmente provocar as mais variadas reações ad versos.

 

Sobre o Ronaldo Coelho: Escritor, poeta e jornalista, participou do movimento cultural em Gurupi – e participa – no Estado do Tocantins, desde à época de Goiás, atuando como conselheiro municipal de Cultura e presidente da Associação de Artes de Gurupi (AAG). Foi coordenador de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Gurupi e depois Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, entre 2005 e 2012. Cearense radicado no Tocantins, reside em Palmas. Autor dos livros de poesia “Mercador” (1998); “Para que o Fantástico não se Ausente” (2012); e "Transwebhumanas - Vinhetas, Metatratados & Baladinhas Poéticas" (2019). E do livro de crônicas “Surtos & Sustos” (2007). Possui poemas publicados em antologias do Prêmio Sesi de Poesia do Tocantins e em várias edições do Livro da Tribo (SP). Tem crônicas veiculadas em sites de renome nacional, como o www.agenciacartamaior.com.br e obvious lounge.

 

Sobre Lita Maria: Escritora, ocupa a cadeira nº. 19 na Academia Palmense de Letras, tendo como Patrono o Poeta e Escritor Brasileiro CASIMIRO DE ABREU, desde 17 de agosto de 2012. Cursou Psicologia e Letras. É especialista em Administração Pública. Publicou o livro de poemas – CARRETEL DE ROSAS – editora Kélps – março/2012; o romance O AMOR DE GATO TIGRE POR CHARLOTE CACHECOL – editora Kélps – setembro/2013; o romance O CANTO DA CARPIDEIRA – EDUFT – 2015; e em setembro de 2021, publica pela Editora

Veloso o romance SOBRE DORA E DORES, através de projeto contemplado pela lei de incentivo à cultura – Aldir Blanc.

 

Sobre o Mediador Tácio Pimenta: Tácio Pimenta, 34 anos, é baiano de Eunápolis, radicado em Palmas - Tocantins há 17 anos. É jornalista, redator publicitário e realizador cultural, tendo atuado em diversas frentes, seja no setor audiovisual, produzindo curtas e documentários, como mediador em cinema no Sesc Tocantins e também como editor de publicações alternativas de jornalismo cultural e poesia, dentre outros projetos. Recentemente foi selecionado e contará com poesias publicadas no projeto editorial "Antologia Tocantina 2021 - José Gomes Sobrinho", que avaliou e compilou obras poéticas produzidas em todo o Estado.

 

Dia 02/12

Feira de Troca de Livros e Gibis - Hall de entrada C. A. Palmas

Horário: das 09h às 19h

 

Literatura na Biblioteca: Narração de histórias com Irma Galhardo

Data: 02 de dezembro

Hora: 16h

Local: Biblioteca infantil - Centro de Atividades Sesc Palmas

Aberto ao público com agendamento prévio (pelo telefone 3212-9909 ou pelo email: literatura@sescto.com.br).

Vagas limitadas: 20 pessoas

 

Literatura na Biblioteca: Narração de histórias com Irma Galhardo

Contação de histórias com uso de cenário e de bonecos. As histórias apresentadas baseiam-se em narrativas dos Irmãos Grimms, de Câmara Cascudo e em lendas regionais rimadas.

 

Irma Galhardo é escritora, cordelista e contadora de histórias. Mestra em Estudos Literários pela UFT e Mestra da Cultura Popular pelo MinC, é referência na literatura infantil tocantinense, tem sete livros publicados e vários prêmios por editais. É membro da Academia Palmense de Letras, membro correspondente de algumas academias de letras no Brasil e já participou oficialmente de Salões do Livro na Suíça e na Itália. É autora do projeto de incentivo à leitura Caravana de Lendas do Tocantins.

 

Filme - A raposa má, de Benjamin Renner, Patrick Imbert

Horário: 16h e 19h

Duração: 1h 20min

Local: Cinesesc (Centro de Atividades do Sesc Palmas, na 502 Norte)

Classificação: Livre

Sinopse: A Raposa Má acompanha um grupo de agitados animais que está em crise de identidade: a raposa pensa ser um frango, o coelho está certo de que é uma cegonha e o pato passa os dias sonhando em substituir o Papai Noel. O campo nunca esteve tão distante da paz e da tranquilidade que todos almejam quando vão tirar férias por lá.

 

 

Dia 03/12

Literatura na Biblioteca: Narração de histórias com Irma Galhardo

Data: 03 de dezembro

Hora: 16h

Local: Biblioteca infantil - Centro de Atividades Sesc Palmas

Aberto ao público com agendamento prévio (pelo telefone 3212-9909 ou pelo email: literatura@sescto.com.br).

Vagas limitadas: 20 pessoas

 

Literatura na Biblioteca: Narração de histórias com Irma Galhardo

Contação de histórias com uso de cenário e de bonecos. As histórias apresentadas baseiam-se em narrativas dos Irmãos Grimms, de Câmara Cascudo e em lendas regionais rimadas.

 

Irma Galhardo é escritora, cordelista e contadora de histórias. Mestra em Estudos Literários pela UFT e Mestra da Cultura Popular pelo MinC, é referência na literatura infantil tocantinense, tem sete livros publicados e vários prêmios por editais. É membro da Academia Palmense de Letras, membro correspondente de algumas academias de letras no Brasil e já participou oficialmente de Salões do Livro na Suíça e na Itália. É autora do projeto de incentivo à leitura Caravana de Lendas do Tocantins.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço
Cultura – Sesc em Palmas

Ação: FLITO - Feira Literária do Sesc Tocantins

Data: 29 de novembro a 03 de dezembro

Local: Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte)

Informações: (63) 3212-9909 ou pelo email cultura@sescto.com.br.

 

29/11

09h – Mostra Literária “Hai-Kais”, Millôr Fernandes

19h - Oficina - Ilustração para quem “não sabe” desenhar, com Ciro Aguiar.

 

30/11

09 às 19h - Feira de Troca de Livros e Gibis

17h - Registro de saberes - A Biblioteca como espaço de práticas leitoras: a importância da seleção do acervo e da diversificação de obras e gêneros literários - com Ninfa Parreiras

19h - Oficina - Ilustração para quem “não sabe” desenhar, com Ciro Aguiar.

 

01/12

09 às 19h - Feira de Troca de Livros e Gibis

17h - Clube de Leitura - Um conto de Natal, Charles Dickens

19h - Oficina - Ilustração para quem “não sabe” desenhar, com Ciro Aguiar.

19h - Literatura na Biblioteca: Debate literário com os escritores Ronaldo Teixeira e Lucelita Maria, mediação Tácio Pimenta

 

02/12

09 às 19h - Feira de Troca de Livros e Gibis

16h - Literatura na Biblioteca: Narração de histórias com Irma Galhardo

16 e 19h - Filme - A raposa má, de Benjamin Renner, Patrick Imbert

19h - Oficina - Ilustração para quem “não sabe” desenhar, com Ciro Aguiar.

 

03/12

16h - Literatura na Biblioteca: Narração de histórias com Irma Galhardo

19h - Oficina - Ilustração para quem “não sabe” desenhar, com Ciro Aguiar.

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2QhKp35


www.sescto.com.br 

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto  

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

TikTok: @sesctocantins

 

(Texto: Assessoria de Comunicação do Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.