CULTURA – FLITO – Feira Literária do Sesc Tocantins será realizada pela primeira vez em Paraíso

Em 06/10/2021 às 10:33:08  - Atualizado em 06/10/2021 às 10:33:08


A primeira edição da FLITO – Feira Literária do Sesc Tocantins na cidade de Paraíso, começa nesta sexta-feira, dia 08 de outubro com uma vasta programação. O evento terá intervenção literária, feira de troca de livros e gibis, exposição de obras literárias do Autor Millor Fernandes, espetáculo Tumbeiros pelo Coletivo Agulha Cenas e, por fim, encerrando a programação da FLITO, será apresentado o Espetáculo Zé, Poesias e Crônicas de José Gomes Sobrinho. Toda a programação da FLITO será realizada na Unidade do Sesc em Paraíso do Tocantins, localizada no Setor Jardim Paulista. Informações pelo telefone (63) 3602-4793 ou pelo email cultura@sescto.com.br.

 

As ações culturais do Sesc têm o objetivo de democratizar o acesso da comunidade em geral. Com a criação da FLITO, a instituição pretende levar ainda mais opções de cultura para os tocantinenses. A Feira Literária do Sesc Tocantins tem como principal objetivo, o de incentivar a leitura através de diversas atividades culturais. Dentro da programação da FLITO estão ações como troca de livros, oficinas, rodas de conversas, exibição de filmes, narrações de histórias entre outras realizações.

 

Confira a programação da FLITO:

- Intervenção literária com os Hai-Kai – dia todo

- Feira de Trocas de Livros e Gibis - 09h às 12h e 13h30 às 19h

- Exposição de Obras Literárias do Autor Millor Fernandes – 09h às 19h

- Espetáculo Tumbeiros (Coletivo Agulha Cenas - TO) – 19h – Classificação 12 anos

 

Tumbeiros

É um espetáculo de dança-teatro que reflete sobre as amarras psicológicas e sociais que atingem os sujeitos, valendo-se de uma narrativa fragmentada com alusão a diferentes situações e momentos históricos da experiência humana. O espetáculo tem textos de Fátima Salvador, coreografia e direção artística de Renata Oliveira e composição e direção musical de Heitor Oliveira.

 

Coletivo Agulha Cenas

É um coletivo de criação cênica que realiza espetáculos autorais para teatros e espaços adaptados. Desenvolve uma proposta cênica multilinguagens (dança, música, teatro) de caráter lírico, ligada à expressão de estados interiores e à musicalidade da palavra e do movimento. Trabalha com materialidades corporais, visuais, textuais, vocais e sonoras, organizadas em camadas de sentido que mantêm sua lógica interna, ao mesmo tempo que dialogam umas com as outras. Cada espetáculo nasce gradativamente, ao longo de um processo colaborativo que parte da interlocução com legados culturais compartilhados e costura percursos sensoriais e narrativos.

 

Espetáculo – Zé, Poesias e Crônicas de José Gomes Sobrinho 

O espetáculo teatral popular “Zé”, de A Barraca Cia de Artes” une poesia, música e dança para contar sobre o mundo poético e lírico do poeta, escritor, teatrólogo José Gomes Sobrinho “in memorian”, por meio de suas poesias, sua música, seus textos e principalmente pelo modo como as pessoas o viam, trazendo à tona sua visão de mundo e concepções sobre a vida e sua realidade. A classificação é Livre.

 

A Cia Experimental de Artes

A Barraca, fundada em 2002, desde então trabalha e executa projetos de arte e educação, por meio de parcerias e intercambio, com experiência em produção de projetos de música, teatro, festivais e de formação de plateia, contribuindo desta forma para o fortalecendo e desenvolvimento cultural de Palmas e região. Os trabalhos realizados pelo grupo, sempre focaram a importância da arte e cultura como instrumentos de transformação e integração social das diferentes camadas da sociedade, buscando provocar discussão e reflexão com a as temáticas socioculturais como a saúde, o trânsito, meio ambiente, direitos humanos entre outros.

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço
Cultura – Sesc em Paraíso

Ação: FLITO - Feira Literária do Sesc Tocantins

Data: 08 de outubro

Horário: Intervenção literária com Hai-Kai - dia todo

Feira de Troca de Livros e Gibis - 09h às 12h e das 13h30 às 19h

Exposição de obras literárias do autor Millor Fernandes - 09h às 19h

Espetáculo Tumbeiros apresentado pelo Coletivo Agulha Cenas - 19h

Espetáculo – Zé, Poesias e Crônicas de José Gomes Sobrinho – 20h

Local: Unidade do Sesc em Paraíso do Tocantins, Setor Jardim Paulista

 

Imagens disponíveis para download: https://bit.ly/3uv0W3c


www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto 

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

TikTok: @sesctocantins

 

(Texto: Assessoria de Comunicação Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Contato: (63) 9 9974-9726.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.