CULTURA – Clube de Leitura do Sesc Tocantins em Araguaína recebe obra Seminário dos ratos

Publicado em 05/08/2022 às 16:12:48
Atualizado em 22/08/2022 às 16:53:36


Evento: Clube de Leitura do Sesc

Livro: Seminário dos ratos, Lygia Fagundes Telles

Data: 09 de agosto

Horário: 18h30

Local: Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Araguaína - Anselmo da Silva Moraes (Setor Jardim América)

Entrada: Gratuita

Informações: (63) 3416-0113 ou pelo e-mail bibliotecaarg@sescto.com.br

 

Lygia Fagundes Telles (1923-2022), conhecida como a "dama da literatura" brasileira, foi a terceira mulher a se tornar integrante da Academia Brasileira de Letras. Ganhadora de vários prêmios, entre eles, do Instituto Nacional do Livro, Jabuti e Camões. Lygia retrata em suas obras temas voltados ao amor, o medo, solidão, envelhecimento e tendo principalmente as mulheres como personagens centrais. É autora dos livros Ciranda de Pedra (1954), Verão no Aquário (1963), Antes do baile verde (1970), As meninas (1973), Seminário dos Ratos (1977), A disciplina do amor (1980).

 

Seminário dos Ratos

Publicado pela primeira vez em 1977, a autora lança mão de toda a sua maestria narrativa para explorar regiões recônditas da psique e do comportamento humanos. Em várias das suas catorze histórias, a autora se aventura pelo fantástico como modo privilegiado de acesso ao real. Mas o fantástico de Lygia recusa as facilidades do chamado realismo mágico, apresentando-se a cada vez de maneira diversa e surpreendente. Alternando tempos narrativos, passando com desenvoltura da primeira à terceira pessoa, usando com destreza o discurso indireto livre, Lygia Fagundes Telles atinge neste livro a proeza de conciliar uma construção literária altamente complexa com uma capacidade ímpar de comunicação com o leitor.

 

Clube de Leitura

O Clube de Leitura do Sesc Tocantins acontece mensalmente em Palmas e Araguaína e tem como proposta discutir obras que abordam diferentes questões do nosso tempo, reunindo pessoas, em um espaço de interação, para debater literatura. Os encontros acontecem de maneira lúdica e estimulante nas bibliotecas das unidades. Se você gosta de conversar sobre livros e literatura, essa atividade é para você!

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse:

www.sescto.com.br    

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto   

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

TikTok: @sesctocantins

 

(Texto com informações da equipe de Cultura do Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.