O Sesc Tocantins transforma vidas

Publicado em 16/12/2021 às 14:40:51

Conheça histórias de tocantinenses que tiveram suas vidas transformadas por meio das atividades oferecidas pelo Sesc - TO


O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma instituição de caráter privado que há mais de 70 anos cria oportunidades para o desenvolvimento social facilitando acesso à cultura, educação, saúde, esportes, lazer e assistência através de suas mais de 580 unidades espalhadas por todo país. A iniciativa surgiu do compromisso de empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo de oferecer melhores condições de vida a seus servidores e familiares, além de proporcionar o desenvolvimento das comunidades onde atuam.

 

Funcionando no Tocantins desde 1996, o Sesc já contribuiu para a transformação de milhares de vidas. São 13 unidades fixas, distribuídas entre os municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, quatro unidades móveis que ajudam a levar os programas de Saúde, Cultura, Lazer, Turismo, Educação, Esporte e Assistência desenvolvidos pela instituição por todo o estado, o que resulta em mais de 500 mil atendimentos realizados mensalmente.

 

Um dos beneficiados pelas ações transformadoras do Sesc é o jornalista Diogo Paz, de 27 anos. Morador de Palmas, ele chegou à instituição em busca de um cursinho de preparação para o vestibular ainda em 2014, onde permaneceu como estudante até 2016. Hoje, já formado, continua frequentando o Centro de Atividades Sesc Palmas, localizado na quadra 502 Norte, onde pratica musculação. Atendido há oito anos pelas ações do Sesc, Diogo destaca a importância da instituição na sua mudança, a qualidade da estrutura oferecida e principalmente a competência dos profissionais que atuam na prestação dos serviços. “Os professores Carreirinha, Josafá e Paulo foram peças essenciais para que eu entrasse na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Profissionais extremamente competentes e dedicados, eles têm amor pelo que fazem e isso é nítido. E desde maio de 2021, quando retornei para o Sesc, venho malhando com profissionais excelentes, que também amam o que fazem. Zahida, Jhonnatan e Aline são educadores físicos que realmente fazem seu papel de forma profissional e me sinto muito confortável na presença deles. A academia do Sesc, além de ser próxima de casa, é um lugar muito bem equipado e climatizado”, enalteceu.

 

Nádia Regina também vivenciou uma experiência transformadora por meio das ações do Sesc. A atendente de 21 anos conta que sua vida foi restaurada e se emociona ao falar de sua trajetória dentro da instituição. Diagnosticada com um quadro de pré-obesidade, ela decidiu buscar ajuda de profissionais e em fevereiro deste ano, entrou para a academia do Centro de Atividades do Sesc Palmas. “A academia faz parte da minha transformação de vida. Ela foi uma aliada que me ajudou bastante quando decidi emagrecer e quando me matriculei, percebi que ali é um ambiente completo, com profissionais qualificados. Hoje já são 20 quilos a menos”, comentou. Nádia pratica exercícios físicos todos os dias com o auxílio dos profissionais do Sesc e sua meta é ter uma vida mais saudável.

 

Já para a aposentada Idelma Silva, de 63 anos, o Sesc é um ambiente que proporciona as mais variadas experiências. Ela, que sofre com problemas nas articulações, teve o primeiro contato com a instituição em 2006, quando buscava um local para a prática de hidroginástica em Palmas. Idelma destaca que encontrou no Centro de Atividades o acolhimento que buscava e que por meio das atividades desenvolvidas na piscina, obteve significativas melhoras em sua condição. “O Sesc é um lugar incrível com um ótimo entretenimento social. Por meio dele pratico hidroginástica e tenho uma experiência maravilhosa pois conheci pessoas e fiz novas amizades. Adoro lá”, afirmou a aposentada.

 

Assim como os adultos, as crianças também têm suas vidas transformadas por meio desta instituição. Além de academia, hidroginástica e outros serviços, o Sesc possui a Escola de Educação Infantil e Fundamental, na qual é oferecido um ensino capacitado com uma metodologia didática. Marineide Silva, 39 anos, funcionária pública e mãe da Camilla (12 anos) que está no 6° ano, Beatriz (10 anos) aluna do 5° ano e Maria Clara (03 anos) no Grupo 1, destaca que a vida de suas filhas teve grande transformação por meio do Sesc, especialmente no que se refere ao desenvolvimento infantil. Marineide ressalta ainda a qualidade dos materiais didáticos oferecidos e a excelência dos profissionais. “O Sesc trabalha de uma maneira que faz com que a criança tenha sua própria opinião, incentivando a pesquisa e cultura de uma forma geral. Eu recomendo a Educação do Sesc para pais que não conhecem um lugar com ótimos profissionais, a inclusão social é um diferencial”, ressaltou.

 

Entre histórias de superação, conquistas, e transformações, o Sesc Tocantins também proporcionou momentos de romance e alegria a muitos casais. E uma destas histórias é a do casal Vinicius Santos Tavares e Cassiane Dal Ben Fialho. Aos 32 anos, formado em Engenharia civil e ela com 35 anos, formada em Administração, viveram um momento inesquecível proporcionado pelo Sesc.

 

O casal que já estava junto há pelo menos 5 anos, tinha o desejo de se casar. E o surpreendente pedido de casamento aconteceu, em uma viagem realizada ao Pantanal entre os dias 02 a 10 de novembro deste ano pelo Turismo Social do Sesc Tocantins. Vinicius relata que ela sempre dizia que queria algo diferente quando fosse pedida em casamento. Foi assim que decidiu procurar o Sesc para ajudá-lo a realizar esse sonho. Com a ajuda da Técnica em turismo Tábita Evangelista, uma das profissionais do Sesc Tocantins, ele aproveitou a viagem para fazer o pedido. Um momento repleto de emoção e felicidade na vida do casal, em que o Sesc Tocantins, juntamente com o Sesc Pantanal, possibilitou que esse sonho se tornasse realidade e inesquecível. “Fiquei muito contente e satisfeito com essa instituição pois, por meio dela, consegui realizar um dos meus sonhos que foi pedir minha namorada em casamento. Só tenho a agradecer ao Sesc Tocantins e ao Sesc Pantanal por me ajudar nessa realização. Esse momento vai ficar marcado em minha memória”, ressaltou Vinicius que ainda planeja a data de casamento com Cassiane.

 

O Sesc Tocantins, como todas as unidades do Sesc do país, está repleto de histórias que transformam vidas. E assim como estas pessoas, você também pode transformar sua vida conosco. Venha para o Sesc Tocantins, aqui você é mais feliz.

 

Texto escrito por Fábio Gonçalves (estagiário do Sesc Tocantins) com a supervisão de Renato Klein (Coordenador de Comunicação do Sesc Tocantins)

 

Downloads para foto: https://bit.ly/30ygdFX

 

www.sescto.com.br   

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto  

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

TikTok: @sesctocantins

 

(Texto com informações da equipe de Cultura do Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Contato: (63) 9 9974-9726.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.