Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc encerram atendimentos em Tocantinópolis

Publicado em 26/11/2019 às 17:49:14


Após três meses, os serviços das unidades móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc chegam ao fim em Tocantinópolis, cidade que fica a cerca de 525 Km ao Norte da capital. Nesse período, foram feitos 1.591 exames de mamografia e 1.242 prevenção (Papanicolaou) no Sesc Saúde Mulher e 1.919 pessoas atendidas no OdontoSesc. A solenidade de encerramento das atividades acontecerá às 15h deste dia 27 de novembro, quarta-feira, no Gabinete do Prefeito que fica na Prefeitura Municipal, localizada na Rua da Estrela, n° 303, centro. E contará com as presenças do Prefeito Paulo Gomes, do Secretário Municipal de Saúde, Jair Aguiar, do Diretor Regional do Sesc Tocantins, Marco Antonio Monteiro, do Gerente de Desenvolvimento Social do Sesc Tocantins, Albacir Dias, além de autoridades municipais e convidados. Informações pelo telefone (63) 3212-9920.

 

As duas unidades móveis de Saúde do Sesc, Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc, estiveram atendendo em Tocantinópolis desde o final de agosto. Depois da solenidade de abertura, ocorrida no dia 26 de agosto, as unidades móveis de Saúde do Sesc Tocantins começaram seus trabalhos com a realização de triagens feitas pelos agentes municipais de Saúde do Município.

 

Ao longo desse período, na unidade Sesc Saúde Mulher foram realizadas 1.591 mamografias, 1.242 Papanicolau (prevenção) e 1.065 atendimentos em ações de Educação em Saúde, ou seja, palestras.

 

Na unidade OdontoSesc, também no mesmo período, foram 1.008 pacientes atendidos, 964 exames clínicos realizados, 3.644 consultas atendidas, 694 tratamentos concluídos, 13.530 procedimentos clínicos realizados, e 911 atendimentos em ações de Educação em Saúde, ou seja, quantidade de pessoas envolvidas com as palestras. O que resultou em um total de 1.919 pessoas atendidas. Foram distribuídos gratuitamente 1.682 kits odondológicos.

 

Sesc Saúde Mulher

O Sesc Saúde Mulher promove ações educativas e realiza exames de mamografia e citopatológico, mais conhecido como papanicolau em mulheres, com os objetivos de rastrear e prevenir as doenças que mais atingem o público feminino: os cânceres de mama e do colo do útero.

 

O projeto atende mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária onde se observa maior propensão ao câncer de mama, segundo o Ministério da Saúde. Ao focar neste público, que não apresenta sintomas da doença, mas tem potencial de desenvolvê-la, o projeto funciona como uma rede de rastreamento e prevenção. Nos exames citopatológicos, os profissionais atendem as mulheres que tenham idades entre 25 e 64 anos, já com vida sexual ativa, para prevenir o câncer do colo do útero.

 

Os exames de mamografias são para mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos. Mas caso haja indicação do médico ou de câncer na família (mãe, avó ou irmã) o Sesc irá atender mulheres a partir dos 35 anos de idade.

 

OdontoSesc

A unidade móvel OdontoSesc é composta por quatro (04) consultórios odontológicos, sala de raio x, sala de esterilização, dois escovódromos, sendo um adulto e outro infantil, além da recepção.

 

Entre os procedimentos que a unidade irá executar estão:

- Orientação de higiene bucal com doação de kit odontológico com escova e fio dental;

- Escovação supervisionada;

- Exame clínico intra e extra-bucal;

- Restaurações de amálgama, de resina, ionômero de vidro e restaurações provisórias;

- Aplicação de flúor, exame radiográfico, profilaxia (limpeza), extração de dentes de leite;

- Atendimento de urgência odontológica, abertura coronária (abertura de canal), prescrição medicamentosa, entre outros.

 

A equipe de odontologia do Sesc é composta por um (01) dentista, uma (01) auxiliar de saúde bucal, uma (01) assistente social e um (01) auxiliar de manutenção. A equipe é comandada pela doutora Juliana Afonso, supervisora da Odontologia do Sesc Tocantins. Auxiliaram na estadia do Odontosesc em Tocantinópolis dentistas, auxiliares de saúde bucal, uma recepcionista e uma auxiliar de serviços gerais, cedidos pela Prefeitura.

 

Serviço

Saúde – Unidades Móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc

Ação: Solenidade de encerramento de atendimentos em Tocantinópolis

Data: 27 de novembro

Horário: 15h

Local: Gabinete do Prefeito (Prefeitura Municipal, Rua da Estrela, n° 303, centro, Tocantinópolis-TO)

Período de atendimento: de 26 de agosto a 26 de novembro

Informações: (63) 3212-9920 | 9 9917-3363 (OdontoSesc) | 9 9995-3639 (Sesc Saúde Mulher)

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2KPmwtG  

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.