Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc seguem atendendo em Tocantinópolis

Publicado em 11/11/2019 às 15:10:17

 

Os serviços das unidades móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc estão à toda em Tocantinópolis, cidade que fica a cerca de 525 Km ao Norte da Capital. Estão sendo feitos exames de mamografia e prevenção (Papanicolaou). A abertura oficial de mais essa dupla ação de Saúde aconteceu no dia 20 de agosto. Na ocasião, houve uma carreata pelas principais vias da cidade. Os serviços foram iniciados em setembro, com as marcações de consultas nas duas unidades móveis e os procedimentos realizados só em outubro chegaram a 1.026 no Sesc Saúde Mulher e 6.423 no OdontoSesc. As duas unidades ficarão atendendo em horário comercial naquela cidade até o dia 31 de novembro, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (antiga sede do Pioneiros Mirins), na Rua Padre Giuliano Moretti, s/n, centro. Informações pelo telefone (63) 3212-9920.

 

As duas unidades móveis de Saúde do Sesc, Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc, estão atendendo em Tocantinópolis desde o final de agosto. Depois da solenidade de abertura, ocorrida no dia 26 de agosto, as unidades móveis de Saúde do Sesc Tocantins começaram seus trabalhos com a realização de triagens feitas pelos agentes municipais de Saúde do Município.

 

Na unidade Sesc Saúde Mulher em outubro foram realizadas 555 mamografias, 391 Papanicolau e 260 atendimentos em ações de Educação em Saúde, ou seja, palestras.

 

Na unidade OdontoSesc, também no mês de outubro, foram feitos 307 exames clínicos, 1.092 consultas atendidas, 208 tratamentos concluídos, 4.658 procedimentos clínicos realizados, e 158 atendimentos em ações de Educação em Saúde (palestras).

 

Sesc Saúde Mulher

O Sesc Saúde Mulher promove ações educativas e realiza exames de mamografia e citopatológico, mais conhecido como papanicolau em mulheres, com os objetivos de rastrear e prevenir as doenças que mais atingem o público feminino: os cânceres de mama e do colo do útero.

 

O projeto atende mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária onde se observa maior propensão ao câncer de mama, segundo o Ministério da Saúde. Ao focar neste público, que não apresenta sintomas da doença, mas tem potencial de desenvolvê-la, o projeto funciona como uma rede de rastreamento e prevenção. Nos exames citopatológicos, os profissionais atendem as mulheres que tenham idades entre 25 e 64 anos, já com vida sexual ativa, para prevenir o câncer do colo do útero.

 

Os exames de mamografias são para mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos. Mas caso haja indicação do médico ou de câncer na família (mãe, avó ou irmã) o Sesc irá atender mulheres a partir dos 35 anos de idade.

 

OdontoSesc

A unidade móvel OdontoSesc é composta por quatro (04) consultórios odontológicos, sala de raio x, sala de esterilização, dois escovódromos, sendo um adulto e outro infantil, além da recepção.

 

Entre os procedimentos que a unidade irá executar estão:

- Orientação de higiene bucal com doação de kit odontológico com escova e fio dental;

- Escovação supervisionada;

- Exame clínico intra e extra-bucal;

- Restaurações de amálgama, de resina, ionômero de vidro e restaurações provisórias;

- Aplicação de flúor, exame radiográfico, profilaxia (limpeza), extração de dentes de leite;

- Atendimento de urgência odontológica, abertura coronária (abertura de canal), prescrição medicamentosa, entre outros.

 

A equipe de odontologia do Sesc é composta por um (01) dentista, uma (01) auxiliar de saúde bucal, uma (01) assistente social e um (01) auxiliar de manutenção. A equipe é comandada pela doutora Juliana Afonso, supervisora da odontologia do Sesc Tocantins.

 

Também irão ajudar durante a estadia do Odontosesc em Tocantinópolis dentistas, auxiliares de saúde bucal, uma recepcionista e uma auxiliar de serviços gerais, cedidos pela Prefeitura.

 

A previsão do Sesc e da Prefeitura é de realizar diariamente 64 atendimentos e oito (08) urgências, com estimativa de mais de 1.400 atendimentos por mês.

 

Serviço

Saúde – Unidades Móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc

Ação: Atendimentos em outubro em Tocantinópolis

Período de atendimento: de 26 de agosto a 30 de novembro

Horário: comercial

Local: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (antiga sede do Pioneiros Mirins – Rua Padre Giuliano Moretti, s/n, centro

Informações: (63) 3212-9920 | 9 9917-3363 (OdontoSesc) | 9 9995-3639 (Sesc Saúde Mulher)

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/33td4mW    

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.