Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc atenderão em Tocantinópolis

Publicado em 19/08/2019 às 09:17:31

Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc atenderão em Tocantinópolis

 

Depois de três meses atendendo Porto Nacional e após participação no 4º Futebol Solidário em Palmas, as unidades móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc irão realizar atendimentos gratuitos à população de Tocantinópolis, cidade que fica a cerca de 525 Km ao Norte da Capital. Serão feitos exames de mamografia e prevenção (Papanicolaou). A abertura oficial de mais essa dupla ação de Saúde está marcada para as 17h desta terça-feira, dia 20 de agosto, no prédio da atual Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, antiga sede do Pioneiros Mirins, que fica na Rua Padre Giuliano Moretti, s/n, centro. Na ocasião, haverá uma carreata pelas principais vias da cidade. A solenidade contará com as presenças do Vice-presidente do Norte do Sistema Fecomércio Tocantins, Vicente de Paulo Ribeiro; do Diretor Regional do Sesc Tocantins, Marco Antonio Monteiro; do Gerente de Desenvolvimento Social do Sesc Tocantins, Albacir Dias; do Prefeito de Tocantinópolis, Paulo Gomes de Souza; do Secretário Municipal de Saúde, Jair Teixeira Aguiar, além de secretários e autoridades municipais. Informações pelo telefone (63) 3212-9920.

 

Depois da solenidade de abertura, as unidades móveis de Saúde do Sesc Tocantins começarão seus trabalhos nesse mesmo local a partir do dia 26 de agosto. As triagens foram e estão sendo feitas pelos agentes municipais de Saúde do Município.

 

Sesc Saúde Mulher

O Sesc Saúde Mulher promove ações educativas e realiza exames de mamografia e citopatológico, mais conhecido como papanicolau em mulheres, com os objetivos de rastrear e prevenir as doenças que mais atingem o público feminino: os cânceres de mama e do colo do útero.

 

O projeto atende mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária onde se observa maior propensão ao câncer de mama, segundo o Ministério da Saúde. Ao focar neste público, que não apresenta sintomas da doença, mas tem potencial de desenvolvê-la, o projeto funciona como uma rede de rastreamento e prevenção. Nos exames citopatológicos, os profissionais atendem as mulheres que tenham idades entre 25 e 64 anos, já com vida sexual ativa, para prevenir o câncer do colo do útero.

 

Os exames de mamografias serão para mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos. Mas caso haja indicação do médico ou de câncer na família (mãe, avó ou irmã) o Sesc irá atender mulheres a partir dos 35 anos de idade.

 

OdontoSesc

A unidade móvel OdontoSesc é composta por quatro (04) consultórios odontológicos, sala de raio x, sala de esterilização, dois escovódromos, sendo um adulto e outro infantil, além da recepção.

 

Entre os procedimentos que a unidade irá executar estão:

- Orientação de higiene bucal com doação de kit odontológico com escova e fio dental;

- Escovação supervisionada;

- Exame clínico intra e extra-bucal;

- Restaurações de amálgama, de resina, ionômero de vidro e restaurações provisórias;

- Aplicação de flúor, exame radiográfico, profilaxia (limpeza), extração de dentes de leite;

- Atendimento de urgência odontológica, abertura coronária (abertura de canal), prescrição medicamentosa, entre outros.

 

A equipe de odontologia do Sesc é composta por um (01) dentista, uma (01) auxiliar de saúde bucal, uma (01) assistente social e um (01) auxiliar de manutenção. A equipe é comandada pela doutora Juliana Afonso, supervisora da odontologia do Sesc Tocantins.

 

Também irão ajudar durante a estadia do Odontosesc em Tocantinópolis dentistas, auxiliares de saúde bucal, uma recepcionista e uma auxiliar de serviços gerais, cedidos pela Prefeitura.

 

A expectativa do Sesc e da Prefeitura é de realizar diariamente 64 atendimentos e oito (08) urgências, com estimativa de mais de 1.400 atendimentos por mês.

 

Serviço

Saúde – Unidades Móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc

Ação: início de atendimentos em Tocantinópolis

Data da abertura: 20 de agosto

Horário: 17h

Local: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (antiga sede do Pioneiros Mirins – Rua Padre Giuliano Moretti, s/n, centro

Atendimentos: de 26 de agosto a 30 de novembro

Informações: (63) 3212-9920 | 9 9917-3363 (OdontoSesc) | 9 9995-3639 (Sesc Saúde Mulher)

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2YSbSLR     

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.