Arte ao Cubo promove FloresCer, exposição de Leoa do Norte

Publicado em 25/11/2024 às 16:40:41
Atualizado em 26/11/2024 às 15:44:54

Evento: Exposição FloresCer 
Expositor: Leoa do Norte (TO)  
Abertura: 29/11, às 18h30 - Bate-papo com a artista 
Entrada: gratuita 
Classificação: livre 
Local: Praça externa do Centro de Atividades Palmas (502 Norte) 
Informações: (63) 3212-9922 ou pelo e-mail [email protected]  

Abertura oficial acontece no dia 29, próxima sexta-feira

A praça externa do Centro de Atividades do Sesc em Palmas recebe o projeto Arte ao Cubo com a exposição “FloresCer”, da artista tocantinense Leoa do Norte, no dia 29 de novembro. A abertura da exposição está marcada para as 18h30 e conta com bate-papo com a artista. A exposição do projeto Arte ao Cubo ficará aberta à visitação até o dia 31 de janeiro do próximo ano.  
 
Em "FloresCer", Leoa do Norte explora a técnica da aquarela, que ela descreve como "sensível, enigmática e imprevisível". A exposição é uma intervenção urbana na modalidade de "site specific" que ocupa a praça externa do Projeto Arte ao Cubo - Centro de Atividades do Sesc. 
 
A artista utiliza como poética visual as flores do bioma Cerrado como instrumento estético e social, reproduzindo suas diversas espécies em tecido por meio da aquarela. O termo "CER" no título da exposição faz referência ao bioma cerrado, fonte de inspiração para a artista. Este bioma, com sua flora vibrante e diversificada, contrasta com a coloração terrosa do solo e a aparência de seca em boa parte do ano. A escolha do tecido como suporte para a aquarela simboliza o acolhimento e a fluidez das passagens da vida, conectando-se com a temática da exposição. 

FloresCer  
A exposição é uma composição abstrata que utiliza cores quentes e vibrantes para representar a beleza e a diversidade do cerrado. A paleta de cores é inspirada nas flores e nos animais, criando um ambiente alegre e festivo. 

A obra representa a esperança de que o cerrado possa ser preservado, buscando conectar o espectador ao cerrado através das cores vibrantes e das formas abstratas que estimulam a imaginação e a criatividade, sendo um convite para se reconectar com a natureza e a celebrar a beleza do cerrado

 
Sobre a artista

Sara Gomes de Almeida é graduanda em arquitetura e urbanismo. Tocantinense, a artista visual e bailarina amadora, atualmente, vive e trabalha em Palmas e se autointitula "Leoa do Norte”. A artista transita em diversas formas de expressão artísticas, trazendo a experiência que possui em cada modalidade para a transformação do seu Eu Artístico. Além de plasticista nas áreas de desenho, pintura e modelagem, também experimenta a atuação e performance com dança, design gráfico, ilustração digital, canto e instrumentos diversos e se considera um ser aberto à experiência artística, vendo-a como constante, ilimitada e complementar a seus laços de vida e mindset.
 

Arte ao Cubo 
O Arte ao Cubo é um projeto que tem como espaço de exposição a praça externa do Centro de Atividades Sesc Palmas, composto por três cubos, medindo 2,5 metros cada face. Esse espaço pode ser utilizado de forma parcial ou total, ou seja, os cubos, o muro e a grama. As visitações acontecem de forma espontânea ou mediadas para grupos organizados dependendo dos agendamentos. 
 
Sobre o Sesc 
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.  
 
Sesc - Uma instituição do Sistema Fecomércio Tocantins. 
Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse: www.sescto.com.br 

Facebook: www.facebook.com/sescto 

Instagram: @sesctocantins 

LinkedIn: sesctocantins 

TikTok: @sesctocantins 

Twitter: @sescto 

Youtube: SESCTO 

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins 
Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.