Projeto “Minha Terapia” é desenvolvido por alunas de bike indoor do Sesc

15/04/2019 15h19 | Atualizado em: 15/04/2019 15h24

Alunas de bike indoor do Sesc de Araguaína montam grupo denominado Minha Terapia. O objetivo é estimular a socialização entre os participantes da modalidade e promover a qualidade de vida. O projeto que atualmente conta com cerca de 19 pessoas é desenvolvido no Centro de Atividades Sesc Araguaína - Anselmo da Silva Moraes. As alunas buscam por meio do grupo divulgar o esporte e salientar a importância para a saúde física e emocional.

Um grupo de mulheres resolveu promover a qualidade de vida por meio da modalidade esportiva bike indoor. Daniela, participante do projeto percebeu que a interação com os colegas serviu como motivação a mais na atividade física. Para ela, a terapia consiste no bom relacionamento e na união que o grupo se permitiu ter, sendo possível um ajudar o outro. Ela conta ainda, que devido a rotina estressante, o bike indoor funciona como um auxiliador de descarga emocional. Para divulgar o projeto, as integrantes também resolveram confeccionar suas próprias camisetas personalizadas.

Segundo o professor Flavio Gurgel, a criação do grupo aconteceu dentro da sala de aula, e o intuito principal é estimular a interação entre os adeptos da prática esportiva. Devido às aulas terem sempre uma rotina e a necessidade dos participantes estarem em um mesmo ritmo, viu que ao longo do tempo essas aulas poderiam se tornar cansativas, sem proporcionar o rendimento esperado, e para que isso não aconteça, o projeto de Terapia promovido pelas alunas de bike indoor buscou variar, não apenas nas músicas, mas no inter-relacionamento do próprio grupo. “As participantes perceberam que não basta apenas ter um bom desempenho físico, mas que é preciso desenvolver um bom relacionamento entre elas e com elas mesmas, para que assim consigam, além de resultados físicos, a boa qualidade de vida”, explicou o professor.

O esporte é realizado em uma bicicleta estacionária que simula as diferentes condições enfrentadas durante uma prova de ciclismo. Os movimentos ainda acompanham o ritmo de músicas, tornando o treino mais sincronizado e agradável. Os principais benefícios são a melhora do sistema cardiovascular, a queima calórica acentuada e o fortalecimento geral do corpo, principalmente do quadril, tronco e das pernas.

O bike indoor realizado pelas criadoras do Minha Terapia é feito no Centro de Atividades Sesc Araguaína - Anselmo da Silva Moraes, que fica próximo a Marginal Neblina. Os exercícios são praticados em bicicletas ergométricas e num ambiente preparado. Para participar do esporte os interessados precisam ter idade mínima de 16 anos. Para fazer matrícula no Sesc, basta se dirigir a unidade e procurar a Central de Atendimento.

Serviço
Projeto Minha Terapia
Local: Centro de Atividades do Sesc – Anselmo da Silva Moraes
Horário: 19h
Classificação: 16 anos
Informações: (63) 3416-0100

Imagem disponível para download: http://bit.ly/2UjGhLJ

www.sescto.com.br
Twitter: @sescto
Facebook: www.facebook.com/sescto
Instagram: @sesctocantins
Youtube: SESCTO

(Texto: Rosimeire Alves Sousa – Estagiária sob supervisão do jornalista Renato Klein)
Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.
Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein
Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.