Galeria Sesc de Arte abre nova exposição em Palmas nesta quinta, 07

05/02/2019 14h40 | Atualizado em: 05/02/2019 14h47

Uma mistura de Art Noveau com Surrealismo e Grafite será a tônica da Exposição ‘Am(a)dor’, do artista plástica goiano radicado no Tocantins, Roleta. Sua abertura será às 19h desta quinta-feira, dia 07 de fevereiro – com um bate papo com o artista – na Galeria Sesc de Arte, que fica no Centro de Atividades da 502 Norte, em Palmas. A visitação gratuita seguirá até o dia 27 de março deste ano. Informações e visitas mediadas pelo telefone (63) 3212-9922.

A Exposição contará com o total de 22 obras, sendo que apenas oito delas não são inéditas. A estrutura estética das obras a serem apresentadas são um misto de elementos do Art Nouveau, do Surrealismo e do Grafite. Um curta-metragem com duração de 8 minutos também será exibido. Com o mesmo nome da Exposição, Am(a)dor (2018), tem a direção de Roleta e Felipolas, roteiro de Roleta, Jaquelline Miyuki como modelo, e filmagem e edição de Felipolas e Matheus Mendonça.

Segundo o Curador da Exposição e Promotor Cultural em Artes Plásticas do Sesc Tocantins, Vone Petson, Roleta construiu sua Exposição sob a influência do livro ‘Ostra Feliz Não Faz Pérola’ (2008), do escritor Rubem Alves (1933-2014). “A relação entre dor e arte possui uma fundamentação bastante sólida quanto aos conceitos filosóficos. Nietzsche questiona, em ‘O Nascimento da Tragédia Grega’ a partir do espírito da música (1872), por que os gregos não sucumbiram ao pessimismo, visto que, tragédia era tragédia em oposição à crença cristã de que o caos será transcendido na divindade. A resposta foi a evidência de que os gregos foram pioneiros em transformar a dor em beleza”, destaca Vone Petson.

“A arte que surge é fruto das condições dolorosas existentes na vida dos indivíduos e do próprio artista. A dor é o elemento conceitual de caráter psicanalítico que perpassa todas as obras da Exposição. As diversas dores que acometem a alma humana, como função de refletir profundamente sobre os aspectos da sua existência e da capacidade de sublimá-la”, finaliza Vone Petson,

Sobre o Artista
João Victor Corrêa Farias (Roleta) é artista visual nascido na cidade de Goiânia (GO), em 1998. Aos seis anos mudou-se para Lisboa, capital de Portugal, onde permaneceu no país por nove anos e teve seus primeiros contatos artísticos. Atualmente Roleta reside na cidade de Araguaína (TO). É graduando no curso de Psicologia pela Faculdade Católica Dom Orione (FACDO) e tem abordado em seus trabalhos a representação da subjetividade individual e do psiquismo humano. Participou do Sesc Arte Confluências (2015); do IX Fórum Científico, FACDO (2017); do I Encontro de Psicologia, FACDO (2017); do II Encontro de Psicologia, FACDO (2018) e do Simpósio de Psicologia – Ciência e Espiritualidade, UNIPAC (2018).

A Exposição “Am(a)dor”, do artista plástico Roleta (GO), será aberta às 19h do dia 07 de fevereiro na Galeria Sesc de Arte do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte). A entrada é gratuita. Informações pelo telefone (63) 3212-9922.

Serviço
Cultura – Artes Plásticas

Ação: Abertura da Exposição “Am(a)dor”, de Roleta (GO), com bate papo com o artista
Data: 07 de fevereiro
Horário: às 19h
Local: Galeria Sesc de Arte do Centro de Atividades de Palmas (502 Norte)
Entrada: gratuita
Visitação: até 27 de março de 2019
Informações e visita mediada: (63) 3212-9922

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2S1BQIB

www.sescto.com.br
Twitter: @sescto
Facebook: www.facebook.com/sescto
Instagram: @sesctocantins
Youtube: SESCTO

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)
Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.
Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein
Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.