EXPOSIÇÃO "REPETIÇÃO³"

por Marcelo Camacho - SC

Projeto Arte ao Cubo - Praça externa do Centro de Atividades do Sesc

07 de dezembro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019

Abertura 07 de dezembro às 18h30

“Repetição³”, de Marcelo Camacho, é uma exposição composta por uma série de autorretratos que o artista vem produzindo através da técnica do grafite, em que ele repete o seu rosto utilizando cores, traços e movimentos. Dessa forma, em cada obra Camacho apresenta uma imagem diferente de si, abordando questões políticas e poéticas.

Seu corpo ali representado discute questões que permeiam vários outros corpos no Brasil e no mundo, como questões: étnicas, de território e de democratização da Arte e da Cultura.

Sua pesquisa artística nasce da construção do seu rosto a partir do seu olhar crítico/artístico, explorado de forma consciente. Ele se repete no espaço, como uma repetição das formas que se repetem no Universo. 

Sua arte dialoga com o ato de produzir autorretratos com os celulares - a selfie. 

A produção de autorretratos como um gênero artístico acompanha boa parte da História da arte. Nesse gênero artístico os artistas projetam sua própria imagem em trabalhos que trazem a marca da autorreflexão e, por isso, tocam o gênero autobiográfico. São essas obras que melhor apresentam os artistas. É onde eles se veem e se deixam ver pelo espectador, gerando, de certa forma, um simulacro afetivo entre artista, obra e espectador. O autorretrato é, nesse sentido, uma forma expressiva da imagem, representação, apresentação, expressão e conhecimento de si para si mesmo, independente do meio escolhido para a sua produção. Nele o artista cria o reflexo de suas dimensões físicas, cognitivas, emocionais, sociais, éticas e estéticas. O autorretrato constitui-se, dessa forma, como forma de afirmação da presença. Por meio dele o artista se representa como é, como se imagina, como se idealiza, ou como deseja ser. 

A exposição “Repetição³” nos auxilia na percepção da identidade como algo que não é descoberto, não é conquistado, mas sim, constantemente construído e afirmado.

 

Vone Petson – curador


OFICINA DE GRAFITE COM O ARTISTA MARCELO CAMACHO NOS DIAS 05 E 06 DE DEZEMBRO DAS 14H ÀS 18H 

A oficina se origina através da obra “Repetição3” que apresenta um trabalho de pintura utilizando a técnica de graffiti e é construída mediante uma organização direcionada ao objetivo de instigá-los e incentivá-los a uma nova forma de expressão.
A oficina tem um caráter introdutório para que os participantes tenham informação e técnica suficiente para continuar estudando e desenvolvendo seus próprios trabalhos e temáticas.

Inscrição gratuita.

Número de vagas: 15

Faixa etária: Pessoas maiores de 12 anos

Público alvo: Adolescentes e adultos interessados na técnica do grafite.

Material necessário: 02 (duas) latas de tinta spray de cores variadas por participante e equipamento de proteção máscara para pintura.


FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI!

 
SOBRE O ARTISTA

 

Marcelo Camacho, São Paulo, 1984.
Vive e trabalha em Florianópolis-SC.
Participou de exposições coletivas entre 2005 e 2007, entre elas 37º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (2005), 11º Salão Paulista de Arte Contemporânea – MAC – USP (2006), “6 Olhares”.
Graphias – Casa da Gravura (2006), Mostra Sesc de Artes Circulações (2007) e exposição individual na “I Mostra do Programa de Exposições 2006 Centro Cultural São Paulo”.
Trabalha com graffiti desde o ano 2000, com trabalhos em SP, RJ, SC e CE. Participou do evento “Santo André cidade graffiti” (2015) e do Festival Concreto 4 em Fortaleza (2017).



CONTATOS DA ARTISTA
Marcelo Camachoi

ilustras.marcelocamacho@gmail.com
(47) 99152-6897
 


Informações e visitas mediadas:
Promotoria de Artes Visuais do Sesc
(63) 3212 9922 / artesplasticas@sescto.com.br
502 Norte, Avenida Lo 16, Conjunto 02, Lotes 21 a 26