Projeto Sesc Vida Ativa auxilia idosa na cura da depressão

22/04/2019 16h41 | Atualizado em: 22/04/2019 16h56

As limitações físicas e as dificuldades de elaborar novos projetos de vida, além da falta de tarefas que preencham o tempo disponível com a vinda da aposentadoria foram alguns dos motivos que levaram dona Maria do Amparo, de 71 anos, a desenvolver um quadro depressivo. A idosa precisou se despertar para suas reais capacidades, e o projeto Sesc Vida Ativa foi pioneiro nesse processo de resgate da autoestima e valor social.

A mudança na trajetória e um novo estilo de vida fizeram com que Maria do Amparo apresentasse sentimentos de solidão e vazio, desencadeando a depressão. “Eu ficava muito tempo sozinha em casa, minhas filhas tinham que trabalhar, e eu não tinha ninguém para conversar. Deixar minha cidade também foi muito ruim”, relatou a idosa que veio de Campo Maior do Piauí. Quando o idoso não se dá conta de que pode continuar a levar uma vida normal, o risco de depressão é grande. Casos assim são cada vez mais comuns entre eles. Com o objetivo de diminuir esses números, o grupo Sesc Vida Ativa tem possibilitado aos envolvidos um amparo emocional e social, auxiliando idosos na socialização, promoção da reconstrução de sua imagem e autoestima.

O Trabalho Social com Idosos, por meio do Vida Ativa proporcionou resultados positivos na vida dela, uma vez que aumentou o contato social e principalmente despertou o interesse pela vida. “A principio comecei com a ginástica, e em seguida o coral, quando me vi, já fazia parte de tudo e o melhor, a tristeza sumiu. Hoje eu não vejo a hora de acordar e ir para o Sesc, lá eu me sinto em casa”, explicou ela. Para Núbia Pereira, assistente social do Sesc, o idoso precisa ter conhecimento sobre sua autonomia, saber usufruir de sua independência, pois somente assim ele será capaz de ser protagonista da sua própria história. “Fazemos eles enxergarem os seus direitos, seu potencial e principalmente que eles não precisam depender de ninguém além deles mesmos”, explicou.

O Grupo Sesc Vida Ativa é composto por pessoas de ambos os sexos com idade acima de 60 anos. Anualmente, são oferecidos aos idosos, oficinas, palestras, passeios, viagens, bailes, atividades físicas e eventos para festejar datas comemorativas. São mais de 800 pessoas cadastradas no Tocantins. Em Palmas, o projeto é desenvolvido no Centro de Atividades Sesc da 502 Norte e no Centro Esportivo Tênis Sesc do Jardim Aureny III. Para participar do grupo, os interessados precisam se dirigir a unidade, procurar a Central de Atendimento e fazer matrícula.

Serviço
Assistência - Trabalho Social com Idosos – Grupo Sesc Vida Ativa

Local: Centro de Atividades do Sesc Palmas e Tênis Sesc Aureny III
Horário: 14h30 às 17h, quinta-feira no CA e quarta-feira, às 15h no Tênis Sesc
Classificação: 60 anos
Informações: (63) 3416-0100

Imagem disponível para download: http://bit.ly/2VcUU8p

www.sescto.com.br
Twitter: @sescto
Facebook: www.facebook.com/sescto
Instagram: @sesctocantins
Youtube: SESCTO

(Texto: Rosimeire Alves Sousa – Estagiária sob supervisão do jornalista Renato Klein)
Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.
Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein
Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.