Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Galeria Sesc de Artes abre exposição em Palmas nesta terça, 10

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 10/09/2019 às 11:37:09

Galeria Sesc de Artes abre exposição em Palmas nesta terça, 10

 

Como parte da programação da Aldeia Jiquitaia 2019 – Mostra Cultural do Sesc Tocantins, a Promotoria de Artes Plásticas realiza a abertura da Exposição Coletiva "Afrobrasilidades no Tocantins: Narrativas, Memória e Resistências", às 19h desta terça-feira, dia 10 de setembro, na Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades Sesc Palmas, que fica na 502 Norte. Constituída por obras de 13 artistas negros tocantinenses, a Exposição ficará aberta à visitação pública gratuita até o dia 11 de outubro desse ano. Informações e visitas mediadas pelo telefone (63) 3212-9922.

 

A Exposição Coletiva ‘Afrobrasilidades no Tocantins: narrativas, memórias e resistências’ tem como proposta discutir a condição de ser negro em um país que, apesar de um passado escravista, parece buscar a todo custo o apagamento da história, do sofrimento, da cultura e existência dessa população. “Pensada pelo viés da arte, essas questões, muitas vezes, acabam chegando de forma deturpada ao espectador, reduzidas apenas a instrumentos de questionamento de ideologia e pensamento, sendo esses fortemente disseminados”, destaca Vone Petson, Promotor Cultural em Artes Plásticas do Sesc Tocantins e curador da Exposição.

 

Petson destaca ainda que no Brasil há um silenciamento quase absoluto em relação a arte e a cultura africana e afro-brasileira. “Ao quebrar esse silêncio, apesar de algumas permanências, a exposição adquire uma importância singular, pois reconhece a participação da população negra de maneira positiva nas artes visuais brasileiras e identifica artistas negros/as em atividade no Estado do Tocantins”.

 

E finaliza: “Em seu processo curatorial, ela (a exposição) apresenta de forma cuidadosa a escolha de obras, evitando aquelas que possam reforçar estereótipos ou delimitar espaços para a população negra na geografia social do estado ou do país. O objetivo aqui é mostrar essa população de maneira positiva, transitando por todos a importância da mesma para a História da Arte brasileira e para a formação de uma identidade nacional enquanto brasileiros”.

 

Artistas participantes

Angélica Lima; Biannca Alencar; Edivan Ribeiro; Emerson Silva; Fernando Amorin; Flávio Dionísio; Helen Lopes; Jeferson; Marcos Dutra; Mayara; Patrick; Roleta; e Viviane Pereira.

 

A Exposição Coletiva "Afrobrasilidades no Tocantins: Narrativas, Memória e Resistências", será aberta às 19h do dia 10 de setembro na Galeria Sesc de Artes (Centro de Atividades Sesc Palmas da 502 Norte). Entrada gratuita. Informações e visitas medidadas pelo telefone (63) 3212-9922.

  

Serviço

Cultura – Artes Plásticas

Ação: Abertura da Exposição Coletiva "Afrobrasilidades no Tocantins: Narrativas, Memória e Resistências"

Data: 10 de setembro

Horário: às 19h

Local: Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades de Palmas (502 Norte)

Entrada: gratuita

Visitação: até 11 de outubro de 2019

Informações e visita mediada: (63) 3212-9922

 

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2kEOvSS  

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias