Notícias Sesc TO

Imagem da notícia

Aldeia Jiquitaia será de música, cinema, artes visuais, teatro e oficinas no 3º dia

Publicado por: RONALDO COELHO TEIXEIRA em 09/09/2019 às 14:12:13

Aldeia Jiquitaia será de música, cinema, artes visuais, teatro e oficinas no 3º dia

 

A Aldeia Jiquitaia – a Mostra Cultural do Sesc Tocantins – que acontece de 09 a 14 de setembro em Palmas, segue neste dia 11 de setembro, quarta-feira, com a oficina de crítica teatral “Des-Pensar a Crítica de Teatro”, por Luciana Romagnolli, das 14h30 às 18h30 na Sala de Música do Centro de Atividades Sesc Palmas que fica na 502 Norte; o Workshop de Jazz Funk, com Fernanda Fiuza (SP), das 14h30 às 17h na Sala de balé do Centro de Atividades; música com o Grupo Babaçu Jazz (TO), às 16h30 na Avenida Tocantins, em Taquaralto, às 18h no Tênis Sesc Palmas do Aureny III e na Praça do Aureny I. Em seguida, tem cinema e debate com exibição do filme “Hotxuá”, às 19h com a participação da educadora Solange Aparecida do Nascimento, no CineSesc do Centro de Atividades. Também às 19h haverá a abertura da exposição Ikebana Sanguetsu no foyer do Teatro Sesc Palmas, no Centro de Atividades, e finalizando a noite, às 20h, teatro com o espetáculo “Paulo Freire, Andarilho da Utopia”, com o ator e palhaço Richard Riguetti (RJ), no Teatro Sesc Palmas. Em sua 12ª edição, todas as ações da Aldeia Jiquitaia são gratuitas. Os ingressos estarão disponíveis a partir das 18h na bilheteria do Teatro. Informações pelos telefones (063) 3212-9949 ou 3212-9954.

 

Grupo Babaçu Jazz (TO)

O Grupo Babaçu Jazz é um coletivo de músicos formado por amantes da música instrumental popular brasileira e do Jazz, em todas suas vertentes. Surgiu há quatro anos em Palmas, com um grupo de amigos instrumentistas e professores de música, com a finalidade de estudar repertório e homenagear a nossa rica e vasta música instrumental brasileira, que pouco tem espaço na grande mídia de hoje. Além da música brasileira, o grupo faz uma viagem rítmica e melódica pelo

Jazz americano e pelas raízes do Afro Jazz. Formada pelo baterista, Jefter Costa, Gercione Coutinho na flauta transversal, clarinete e Saxofone alto, o guitarrista Jeremias Moreira, Diego Britto nos contrabaixos O Grupo atua em bares, casas de shows, casamentos e festivais de música em diversas formações Duo, trio, quarteto ou sexteto. O repertório contém grandes mestres da música brasileira e internacional. Milton Nascimento, Moacir Santos, Guinga, Tom Jobim, Hermeto Paschoal, João Donato, Herbie Hancock, Tião Carreiro, Djavan, Cama De gato, dentre vários outros seres iluminados da música. 

 

Solange Aparecida do Nascimento no debate sobre o filme “Hotxuá”

Solange Aparecida, Licenciada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação, atualmente é docente e Coordenadora de Ações Afirmativas na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atua na área da educação e diversidade, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão com comunidades tradicionais nas áreas dos saberes tradicionais, valores civilizatórios afro-brasileiros e relações étnico-raciais.

 

Exposição de Ikebana Sanguetsu

O evento tem o apoio da Fundação Mokiti Okada, que desde 1971 desenvolve projetos e atividades baseados na lei da natureza. Dentre as atividades da Fundação está o ensino da arte do Ikebana. Tomando a flor como a representação máxima da beleza presente na natureza, o Ikebana é uma reverência a este atributo. Através de vivências, demonstrações, aulas temáticas e cursos sequenciais, a Academia de Ikebana Sanguetsu busca levar a alegria e a beleza da flor ao maior número de pessoas possível. O estilo Sanguetsu ensina que a missão da flor é alegrar a vida, elevar o nível do sentimento humano e harmonizar o ambiente, estabelecendo uma estreita ligação do ser humano com a Natureza.

 

Espetáculo “Paulo Freire - o andarilho da utopia” (RJ)

Sinopse – É no interior de Pernambuco, à sombra de uma mangueira que a história começa. Um menino com um graveto na mão inicia o seu processo de leitura do mundo. É submetido a fome, assim como grande parte da população brasileira. Na fantasia, ele aparece no espetáculo, como um astronauta, um professor, um brasileiro com sonhos e fome de tudo.  Na Infância e juventude, outra fome ocupa o seu tempo: As palavras. E ele as devora como se elas fossem pedaços de comida. E essa foi a sua busca até a eternidade: as palavras. Através delas e com elas percorre territórios disseminando a sua pedagogia de ensino e revoluciona a educação mundial. Movido pelo desejo de liberdade de si e dos outros, de justiça, igualdade, e superação dos obstáculos. Recomendado para maiores de 12 anos.

 

Ficha técnica

O espetáculo “Paulo Freire - o andarilho da utopia” (RJ), é um monólogo teatral inspirado na trajetória e na obra do patrono da educação Brasileira, marca os 40 anos de atividade artística do ator e palhaço Richard Riguetti. Dramaturgia – Junio Santos; ator – Richard Riguetti; encenação – Luiz Antônio Rocha; cenário e figurino – Eduardo Albini; direção de movimento – Michel Robin; preparação de ator – Beth Zalcman; preparadora corporal – Aline Bernardi; direção de movimento – Michel Rubin; projeto de luz – Ricardo Lira Jr; assessoria pedagógica – Josy Dantas; assistente de direção – Marcia Rosa; preparadora vocal – Jane Celeste; letras de músicas – Ray lima e Junio Santos; realização: Grupo Off-Sina e Espaço Cênico Produções Artísticas.

 

Aldeia Jiquitaia

Mostra cultural realizada anualmente pelo Sesc Tocantins, a Aldeia Jiquitaia reúne atrações nas mais variadas áreas do fazer artístico e cultural, como espetáculos teatrais, circenses, dança, cinema, shows musicais, performances, além de oficinas variadas. Toda a sua programação você poderá acompanhar no site www.sescto.com.br.

 

A Aldeia Jiquitaia, que acontecerá de 09 a 14 de setembro no Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte) e outros locais, continua nesse dia 11 de setembro com música, cinema, artes visuais e espetáculo teatral em locais e horários variados. A programação completa está disponível no site www.sescto.com.br. Entrada gratuita para todas as atividades. Informações pelos telefones (063) 3212-9949 ou 3212-9954.

 

Serviço

Cultura – Sesc em Palmas

Ação: Programação do 3º dia da Aldeia Jiquitaia 2019

Data: 11 de setembro

 

Atração 1: Grupo Babaçu Jazz (TO)

Horário: a partir das 16h30

Local: Avenida Tocantins (Taquaralto),

Horário: às 18h

Locais: Tênis Sesc Palmas (Aureny III) e na Praça do Aureny I.

 

Atração 2: Exibição e debate do filme “Hotxuá”, com a participação da educadora Solange Aparecida do Nascimento

Horário: às 19h

Local: CineSesc do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

 

Atração 3: abertura da exposição Ikebana Sanguetsu

Horário: às 19h

Local: Foyer do Teatro Sesc Palmas (Centro de Atividades da 502 Norte)

 

Atração 4: espetáculo “Paulo Freire, Andarilho da Utopia”, com o ator e palhaço Richard Riguetti (RJ)

Horário: às 20h

Local: Teatro Sesc Palmas (Centro de Atividades da 502 Norte)

Classificação: 12 anos

 

Entrada: gratuita

 

Programação completa: www.sescto.com.br

 

Imagens disponíveis para download em: https://bit.ly/2L18Par   

 

www.sescto.com.br

Twitter: @sescto

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

Youtube: SESCTO

 

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.

Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.


Ver todas as notícias