Para o atendimento odontológico, o Sesc Tocantins conta com profissionais trabalhando em três consultórios fixos (dois em Palmas e um em Araguaína) e potencializa ainda mais essa rede com o OdontoSesc – unidade móvel montada em uma carreta - que leva a assistência odontológica e a educação em saúde bucal às comunidades de baixa renda, com qualidade, segurança e conforto.

Em um país onde grande parte da população tem acesso restrito à atenção odontológica, é de enorme relevância o trabalho do OdontoSesc, tanto em odontologia quanto em Educação em Saúde e formação de agentes multiplicadores.

Hoje, o projeto conta com uma unidade móvel, que circula por todo o estado, atuando em cidades e em pequenas comunidades do interior do Tocantins.

O Projeto OdontoSesc é uma Unidade Móvel Itinerante de assistência odontológica, que tem como objetivo principal realizar atendimentos gratuitos para os comerciários das comunidades carentes do Estado do Tocantins, em parceria com as prefeituras. Além dos atendimentos cirúrgico-restauradores, são desenvolvidas ações educativas na recepção da Unidade, em escolas e creches.

Extrapolando o atendimento clínico, o projeto enfatiza, também, a capacitação dos recursos humanos locais, com vistas a garantir a disseminação das informações sobre saúde bucal. O foco é a difusão de ações de prevenção, reduzindo a instalação de doenças dessa natureza nas populações assistidas.

A chegada de uma unidade móvel do OdontoSesc é um momento de grande participação comunitária, quando principalmente as escolas tornam-se parceiras nas ações educativas, com intenso envolvimento dos alunos e professores. Nessas ocasiões, os moradores dessas localidades participam de um programa de capacitação, que os torna responsáveis pela multiplicação dos conhecimentos adquiridos na comunidade em que vivem.

É o Sesc contribuindo para um Brasil mais saudável e uma população com melhor qualidade de vida.