Sesc inicia operação da unidade móvel Saúde Mulher no Tocantins

14/03/2017 09h33 | Atualizado em: 14/03/2017 09h34

O Sesc inicia 2017 com mais uma ação duplamente positiva na área da Saúde no Estado. Primeiro, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher será oficialmente inaugurada às 16h do próximo dia 17 de março no pátio da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Afonso, município distante 167km da capital. A carreta realizará exames de mamografia para prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero. Segundo, porque a unidade móvel OdontoSesc também fará atendimentos naquela cidade. Ambas as carretas atenderão àquela localidade até junho e os atendimentos se estenderão a moradores das cidades vizinhas de Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins e Tupirama.

O Sesc Saúde Mulher irá promover ações educativas e realizar exames de mamografia e citopatológico – mais conhecido como Papanicolau – em mulheres, com os objetivos de rastrear e prevenir as doenças que mais atingem o público feminino: os cânceres de mama e do colo do útero. Com ações alinhadas ao Instituto Nacional de Câncer (Inca) e ao Ministério da Saúde (MS), a unidade móvel oferece o melhor equipamento digital para rastreamento do câncer, além de equipe treinada por profissionais do Hospital de Câncer de Barretos.

"Nós estamos muito contentes em oferecer à população tocantinense uma nova carreta que proporcionará atendimentos voltados à saúde e ao bem estar da mulher. Nós sabemos que a prevenção é necessária, deste modo, poder ofertar isso às mulheres do nosso estado é gratificador em um trabalho social que vem sendo desenvolvido eficazmente pelo Sesc em parceria com as prefeituras", destaca o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni.

“Essa parceria é importante para a gente atender algumas demandas reprimidas que nós temos no nosso município. Sem dúvida nenhuma ela é importantíssima porque vai trazer a oportunidade da nossa comunidade ser melhor atendida”, ressalta o prefeito de Pedro Afonso Jairo Mariano.

Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgada pelo IBGE em 2013, indicam que o Brasil abriga 103,5 milhões de mulheres, o equivalente a 51,4% da população. Para auxiliar esta maioria brasileira, o Sesc criou, em 2012, o projeto Saúde Mulher. A iniciativa do Sesc destaca-se pelo atendimento humanizado. Os profissionais dispensam tempo aos pacientes para esclarecimento de dúvidas e orientações sobre diversos assuntos, deixando as mulheres à vontade para a colocação de assuntos delicados, mas de grande relevância para a saúde e prevenção, como por exemplo, o uso correto do preservativo e sintomas de determinadas doenças.

A equipe é composta por enfermeira, duas técnicas de radiologia, educador de saúde, artífice de manutenção e motorista. Existe ainda o médico responsável técnico pelo projeto. Os municípios que recebem a unidade móvel se comprometem a encaminhar as mulheres com algum tipo de agravo para diagnóstico complementar e, posteriormente, tratamento da doença.

Funcionamento
O serviço começa um mês antes da chegada da unidade ao município, com ações de educação por meio de palestras e oficinas, divulgação e agendamento de consultas, contando com a parceria com igrejas, ONGs, secretarias de Saúde e Educação. Entre os temas abordados nas palestras e oficinas estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção à violência doméstica e a mortalidade materna. A unidade móvel fica cerca de três meses em cada praça. A adesão é voluntária e o horário flexível, conforme a rotina de trabalho local. Além dos exames, as mulheres recebem orientações que vão desde a sala de espera até o atendimento com os profissionais.

Público-alvo
O projeto atende a mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária onde se observa maior propensão ao câncer de mama, segundo o MS. Ao focar neste público, que não apresenta sintomas da doença, mas tem potencial de desenvolvê-la, o projeto funciona como uma rede de rastreamento e prevenção. Nos exames citopatológicos, os profissionais atendem as mulheres que tenham idades entre 25 e 64 anos, já com vida sexual ativa, para prevenir o câncer do colo do útero.

Os exames de mamografias serão para mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos. Mas caso haja indicação do médico ou câncer na família (mãe, avó ou irmã) o Sesc irá atender estas com idade a partir dos 35 anos.

Serviço
Saúde – Inauguração unidade móvel Sesc Saúde Mulher em Pedro Afonso

Local: Rua Guimarães Natal, S/N, centro, no pátio da Secretaria Municipal de Pedro Afonso (TO)
Dia: 17 de março
Horário: 16h
Período de atendimentos: março a junho de 2017
Informações: (63) 3212-9920

Imagem disponível para download: http://bit.ly/2l8dhcq

www.sescto.com.br
Twitter: @sescto
Facebook: www.facebook.com/sescto
Instagram: @sesctocantins
Youtube: SESCTO
Instagram: @sesctocantins

(Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc/TO)
Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3219-9102 – 3219-9128. Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Twitter: @sescto. Acesse www.sescto.com.br. Conheça nossa FANPAGE - http://www.facebook.com/sescto