O Sesc compreende a importância do brincar no desenvolvimento da criança. A brincadeira contribui para o processo de socialização, oferecendo às crianças oportunidades para realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para a aprendizagem; estimula o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos. Portanto, utilizar-se das ações de lazer como ferramenta pedagógica, com intenções claras e metodologias intencionais, dão sentido e vão ao encontro do aprendizado.

O brincar potencializa o desenvolvimento, já que, praticando a atividade ou até mesmo sendo espectador, se aprende a conhecer, a fazer, a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Através do brincar, as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação. Desta forma, expressam o que teriam dificuldades em realizar através do uso de palavras.

O papel do Sesc, por meio da equipe de Lazer com atividades de Recreação, é estimular a imaginação das crianças, despertando ideias, questionamentos de forma que procurem soluções para os problemas que surjam. Além disso, brincar com elas sempre preocupando-se não somente com o recrear, mas sobretudo com a mensagem educativa que a atividade propõe, contribui significaticamente para a sua formação.