Sesc Arte da Palavra traz performance poética com Nelson Maca (BA)

09/07/2018 09h15 | Atualizado em: 09/07/2018 09h17

O Tocantins recebe mais uma ação do Sesc Arte da Palavra. O Circuito de Oralidades trará o poeta Nelson Maca (BA), para a performance poética ‘Na Rota da Rima’, às 20h nesta terça, dia 10 de julho, no Teatro Sesc Palmas do Centro de Atividades que fica na 502 Norte. A classificação é livre e a entrada é gratuita. Informações pelo telefone (63) 3212-9948.

Projeto do Sesc Nacional, o Sesc Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras objetiva promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, por meio da realização de circuitos de literatura em 12 estados do país. Busca ainda oferecer ações atuantes em toda a cadeia da literatura, desde a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e o desfrute literário. Sua ação é composta de três eixos: Circuito de Autores; Circuito de Oralidades; e Circuito de Criação Literária. No site http://www.sesc.com.br/portal/site/ArtedaPalavra/home toda a sua programação pode ser conferida.

Na Rota da Rima
Preparada originalmente para o Arte da Palavra do Sesc, trata-se de um espetáculo de forte identidade negro-baiana. É uma performance poética baseada na questão da negritude. “São texto, voz e corpo simultâneos na execução de poemas que vão do belo ao bélico. Nelson Maca encena versos que exploram temas, formatos e ritmos da diáspora africana. Sua performance dialoga com elementos expressivos da música, do teatro, das artes plásticas e da indumentária negra. Objetiva e simbolicamente, explora narrativas históricas, reflete sobre as heranças da escravidão e explora relatos e figurações do candomblé, a exemplo da simbologia dos Orixás. Valoriza, ética e esteticamente, a luta contra o racismo, relevando reflexões políticas e raciais, além da autobiografia. Com forte carga rítmica e apelo sonoro, a leitura dos poemas conforma traços de diferentes linguagens faladas, como o rap, o soul, o funk carioca, o dub poetry e o slam poetry, bem como o poema batuque. Embora compacta em sua concepção geral, Na Rota da Rima constrói um substrato em diálogo com a linguagem performada também nos elementos cênicos, sempre centrado no eixo da Negritude”. A duração é de 50 minutos.

Nelson Maca (BA)
Nelson Maca ‘Nelson Gonçalves) é poeta e professor da UCSal, fundou o Coletivo Blackitude. Realiza o Sarau Bem Black e coordenou o Sarau Bem Legal (infantil). Com Berimba de Jesus, organiza o Encontro de Literatura Divergente e com Marcelino Freire a Balada Literária da Bahia. Participou das coletâneas Suburbano Convicto, Poesia Favela e Sarau do Binho, entre outras. Organizou Tarja Preta, de Zinho Trindade e A Rima Denuncia, do rapper GOG. Publicou Gramática da Ira (2015). Já atuou com GOG, Ellen Oléria, MC Teko, Mc Pingo do Rap, Wiza (Angola), Vox Sambou (Haiti), André Sampaio & Os Afromandingas. Apresenta a performance CandomBlackesia. Em 2018, lança Relatos da Guerra Preta (contos).

A performance poética ‘Na Rota da Rima’, com Nelson Maca (BA), pelo Circuito de Oralidades do Sesc Arte da Palavra será realizada às 20h do dia 10 de julho, terça-feira, no Teatro Sesc Palmas (Centro de Atividades da 502 Norte). A classificação é livre e a entrada é gratuita. Informações pelo telefone (63) 3212-9948.

Serviço
Cultura – Sesc Arte da Palavra – Circuito de Oralidades

Ação: Performance poética ‘Na Rota da Rima’ com Nelson Maca (BA)
Data: 10 de julho
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Palmas (Centro de Atividades Sesc da 502 Norte – Palmas-TO)
Entrada: gratuita
Classificação: 12 anos
Informações: (63) 3212-9948

Imagem disponível para download: https://bit.ly/2tRKkEE

www.sescto.com.br
Twitter: @sescto
Facebook: www.facebook.com/sescto
Instagram: @sesctocantins
Youtube: SESCTO

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)
Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3212-9968.
Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein
Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Twitter: @sescto. Acesse www.sescto.com.br. Conheça nossa FANPAGE - http://www.facebook.com/sescto