Apresentações artísticas encerram ano na Escola Sesc de Araguaína

27/11/2017 17h56 | Atualizado em: 27/11/2017 18h12

Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Escola Sesc do Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva Moraes, realizarão apresentações artísticas como culminância do Projeto Tons do Brasil. Será nos dias 28 de novembro (Educ. Infantil – matutino); 29 (Educ. Infantil – vespertino); 30 (Ensino Fundamental – matutino); e 1º de dezembro (Ensino Fundamental – vespertino), sempre às 19h na quadra poliesportiva da Unidade, que fica no bairro Jardim América. Informações pelo telefone (63) 3416-0100.

Tons do Brasil é um projeto educacional que tem como objetivo valorizar a diversidade do patrimônio cultural brasileiro, por meio do conhecimento, da compreensão e da valorização da arte como manifestação estética da cultura de um povo. Sua elaboração é feita no respeito e na observação do patrimônio cultural nacional. Promove essa experiência e suas possibilidades de elaboração, utilizando-se das diferentes linguagens artísticas. Realizado anualmente pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, nos anos anteriores já teve como temas: Mozart, Mestre das artes, Ariano Suassuna, A cultura material estética dos povos africanos, dentre outros.

A temática do Tons do Brasil 2017 é “Espaços urbanos: suporte para arte e as infâncias”, e pretende estimular diálogos, trocas, criações e modos de perceber a arte e a cultura por meio de múltiplos olhares sobre os espaços urbanos. A partir dele, as crianças poderão ampliar seu repertório cultural que proporcionará experiências significativas com o universo da arte e da cultura, estimulando uma aprendizagem inventiva, na qual a invenção, a reflexão e o diálogo estejam sempre presentes.

Os alunos da Educação Infantil estudaram ao longo do ano, as seguintes possibilidades de investigação: Mini-Grupo – Espaços urbanos e arte na rua: brincadeiras de tecido; Grupo 1 – A arte na arquitetura de praças e parques: intervenções urbanas; Grupo 2 – Espaços urbanos e artistas de rua: manifestação espontânea da cultura de um povo; e Grupo 3 – Espaços e intervenções públicas: as linguagens do grafite.

Já os do Ensino Fundamental estudaram: 1º ano – Artistas de rua: manifestação espontânea da cultura de um povo; 2º ano – A arte na arquitetura de praças e parques; 3º ano – Artistas de rua: manifestação espontânea da cultura de um povo; 4º ano – Intervenções públicas: linguagem do grafite e técnica do estêncil; e 5° ano: Artistas que problematizam a cidade em suas obras.

As áreas de conhecimento envolvidas no projeto foram: Artes; Música; e Natureza e Sociedade (Educação Infantil) e História e Geografia (Ensino Fundamental).

Serviço
Educação – Projeto Tons do Brasil no Sesc em Araguaína

Datas: 28/11(Educ. Infantil – matutino); 29/11(Educ. Infantil – vespertino); 30/11 (Ensino Fundamental – matutino); e 01/12 (Ensino Fundamental – vespertino)
Horário: 19h
Local: quadra poliesportiva do Centro de Atividades Sesc Araguaína (Jardim América)
Informações: (63) 3416-0100

Imagem disponível para download: http://bit.ly/2k5SbN5

www.sescto.com.br
Twitter: @sescto
Facebook: www.facebook.com/sescto
Instagram: @sesctocantins
Youtube: SESCTO
Instagram: @sesctocantins

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)
Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3219-9102 – 3219-9160.
Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein
Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Twitter: @sescto. Acesse www.sescto.com.br. Conheça nossa FANPAGE - http://www.facebook.com/sescto