Sesc Arte da Palavra apresenta Parada Poética em Palmas

03/11/2017 10h52 | Atualizado em: 06/11/2017 12h00

Mais uma etapa do Sesc Arte da Palavra chega ao Tocantins. A Parada Poética, com Renan Inquérito (SP) pelo Circuito de Oralidades, será realizada neste dia 07 de novembro, terça-feira, às 19h30 no hall do Centro de Atividades Sesc, que fica na 502 Norte. A participação é gratuita. Mas antes, às 9h, haverá uma apresentação fechada para alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), Campus Palmas, na sede da instituição, que fica na 310 Sul. Informações pelo telefone (63) 3212-9948.

O Sesc Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, é um projeto literário que tem como objetivo promover o intercâmbio de artistas e contribuir na formação de leitores, por meio da realização de circuitos em 12 estados brasileiros. Busca ainda oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e o desfrute literário. O projeto é composto por três eixos: Circuito de Autores; Circuito de Oralidades; e Circuito de Criação Literária.

Parada Poética é um sarau realizado na Estação Ferroviária de Nova Odessa (SP), sempre às segundas-feiras de cada mês, com mais de 30 edições realizadas. Seu lema é “maltratar a gramática e colocar a culpa na licença poética”. Fugindo ao tradicionalismo, pretende seduzir o público a partir de performances com a poesia falada como forma de interagir com os espectadores e envolvê-los. O nome foi escolhido justamente para desmistificar a palavra sarau como algo distante da realidade da população. A proposta é apresentar a literatura como algo acessível a todos. A única regra é manter os ouvidos atentos à poesia. Contação de histórias e declamação de poemas em um microfone aberto como forma de celebrar a oralidade.

Já passaram pelo Parada, artistas como o rapper Emicida o RAPentista RAPadura Xique Chico, o campeão mundial de poesias Emerson Alcalde, a cantora e slammer Roberta Estrela D´Alva, o escritor Marcelino Freire, o apresentador de TV e cineasta Alessandro Buzo, a poeta brasiliense Marina Mara , o criador da Cooperifa Sérgio Vaz, o rapper G.O.G. e a cantora e poeta Estrela Ruiz Leminski. Em 2015, a Parada Poética foi premiada pelo Ministério da Cultura na categoria “Circulação e Difusão Literária”.

Renan Inquérito (SP)
Renan Inquérito nasceu em 20 de abril de 1984, na favela do Flamengo, na zona Norte de São Paulo (SP), onde teve o primeiro contato com o hip-hop e a poesia. Aos 6 anos, usou a facilidade com as letras para se desculpar de uma travessura na escola. Surgiu aí a primeira poesia, de quem não pararia mais de escrever e enxergar no cotidiano o combustível para a arte. Aos 14 anos, Renan Inquérito mudou-se para Londrina (PR), onde se tornou Dj de uma rádio comunitário e de um grupo de rap. Mudou-se para a região metropolitana de Campinas (SP) e por querer escrever as próprias letras, em 1999, criou o Inquérito. (Fonte: http://souinquerito.com.br)

A Parada Poética, com Renan Inquérito (SP) pelo Circuito de Oralidades do Sesc Arte da Palavra, no dia 07 de novembro, às 19h30 no hall do Centro de Atividades de Palmas (502 Norte). A entrada é gratuita. Informações pelo telefone (63) 3212-9948.

Serviço
Sesc Arte da Palavra – Circuito de Oralidades em Palmas

Data: 07 de novembro
Horário: 19h30
Entrada: gratuita
Local: Hall do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)
Informações: (63) 3212-9948

Imagem disponível para download: http://bit.ly/2A6HCgg

www.sescto.com.br
Twitter: @sescto
Facebook: www.facebook.com/sescto
Instagram: @sesctocantins
Youtube: SESCTO
Instagram: @sesctocantins

(Texto: Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc - TO)
Serviço: Assessoria de Comunicação do Sesc Tocantins - Fone: (63) 3219-9102 – 3219-9160.
Coordenador de Comunicação do Sesc - TO: Renato Klein
Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Twitter: @sescto. Acesse www.sescto.com.br. Conheça nossa FANPAGE - http://www.facebook.com/sescto